Bailarina com Alzheimer relembra coreografia dos anos 60 ao escutar música

O vídeo de Marta C. González recordando passos de "O Lago dos Cisnes" viralizou na internet e emocionou milhões; já viu?

Por Isabella Otto Atualizado em 11 nov 2020, 12h01 - Publicado em 11 nov 2020, 13h01
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Marta C. González é considerada a primeira bailarina do Balé de Nova York, tendo feito muito sucesso nos anos 60. Recentemente, viralizou na internet um vídeo dela, já idosa, relembrando passos da coreografia de O Lago dos Cisnes, que dançou em 1967. Chamou a atenção o fato de Marta, mesmo com Alzheimer, lembrar a dança ao escutar a música de Tchaikovski. O vídeo foi gravado em 2019, em Valência, na Espanha, e publicado recentemente pela Associação Música Para Despertar, que promove a música como terapia para aqueles que lutam contra a perda de memória.

A bailarina Marta relembrando os passos da icônica “O Lago dos Cisnes” Música para Despertar/Reprodução

O vídeo, que já conta com mais de um milhão de visualizações, emociona pelo fato de González visivelmente se emocionar com a canção, relembrando passos da coreografia e até mostrando gratidão com olhares e gestos àquele que tocou a música para ela.

Tente não se emocionar você também:

É muito comum que pessoas com Alzheimer se esqueçam de episódios recentes mas se lembrem com detalhes de coisas antigas, que aconteceram no passado. Marta C. González, diagnosticada com a doença, faleceu no ano passado. 

+ Veja também: 16 coisas que só quem é bailarina entende

O vídeo retrata duas coisas, entre tantas, bastante poderosas: o poder da arte (música e dança, no caso) e que, uma vez bailarina, sempre bailarina!

Jamais será esquecida. 

Continua após a publicidade
Publicidade