8 lições de amizade e autoconhecimento que só Wicked pode ensinar
Amizade improvável de Glinda e Elphaba e as provações que elas encontram em Oz são um prato cheio para que a gente aprenda sobre o mundo e nós mesmos.
á poucos dias de estreia nos cinemas, Wicked vem reunindo fãs que já conheciam a história pelo musical e novos espectadores que se encantam pelo universo mágico de Oz. Mas, além de performances impressionantes, números musicais encantadores e um cenário de tirar o fôlego, Wicked também é uma história profunda de amizade, autoconhecimento e força.
Ao longo da trama, acompanhamos Elphaba conhecer o seu lugar no mundo e sua capacidade e força, seu relacionamento inesperado com Glinda que muda a vida das duas para sempre e a necessidade de Elphaba ir contra tudo o que acreditou ser verdade ao se deparar com a mentira de um sistema opressor.
Ou seja, não é difícil aprender lições de uma história tão profunda quanto essa. Por isso, separamos abaixo 8 lições que vão de amizade ao relacionamento interpessoal que aprendemos com Wicked e que podem ser muito úteis para você. Confira!
1. A amizade verdadeira nem sempre será óbvia
É muito fácil acreditar que sua melhor amiga ou amigo vai ser parecido com você, não é? Ter os mesmos gostos, jeitos, concordam com tudo… Se for assim, é bem provável que a pessoa nem seja realmente amiga.
Uma amizade verdadeira não tem jeito específico e pode surgir de onde você menos espera – como da sua potencial rival!
2. Uma amizade não acaba quando um amigo toma uma decisão que você não concorda
Seja para desafiar a gravidade ou esconder uma fofoca interessante, quando um amigo toma uma decisão que você discorda e não o acompanha, o sentimento entre vocês permanece. Mesmo se houver ressentimento, a conexão de melhores amigos que vocês têm é muito poderosa e, mesmo distantes, vocês sempre estarão conectados de alguma forma.
3. Amigos de verdade tentam fazer o que podem pelas causas importantes dos amigos
Apoiar as causas dos amigos vai desde escutá-lo quando o amigo quer desabafar a mudar o seu nome por uma causa – mesmo que isso seja um pouco demais, não é Galinda, ou melhor, Glinda? Fato é que uma amizade verdadeira está lá para ser o suporte, mesmo que a causa não seja tão importante assim para você.
4. Mesmo se você for subestimado, não deixe isso se tornar uma verdade em você
As pessoas podem falar o que quiserem sobre você, mas tudo muda de figura quando você ouve e acredita no que elas dizem. Você pode ser verde, não conseguir andar ou ser menor do que as pessoas, nenhuma dessas características faz com que você seja menos importante ou menos capaz de qualquer coisa.
5. Uma amizade verdadeira conhece os seus sentimentos, sem você dizer
Quando há uma conexão de amizade verdadeira, às vezes você não precisa explicar o que está sentindo porque a pessoa já te conhece tanto que sabe o que pode te machucar e como você se sente. Essas amizades são muito especiais e raras de se ter na vida, por isso, se você tiver uma assim, dê valor a ela.
6. Ouça seus instintos e confie em você
Ninguém te conhece melhor do que você, isso é fato. Por isso, mesmo quando todos parecem ter uma sugestão de como você deve agir e o que deve fazer, confie no seu coração e nos seus instintos. As pessoas que te amam e te conhecem de verdade vão ficar do seu lado.
7. Não tenha medo de ser quem você é
Suas opiniões, gostos e jeitos fazem você ser você, uma pessoa única e cativante. Perder as suas características é renunciar quem você é, e ninguém deve fazer isso por outra pessoa, somente por você. Quando falamos especificamente de amizade…
8. …Um amigo verdadeiro vai acolher quem você é
Quando um amigo decidi construir um laço de amizade com você, ele sabe quem você é e te aceita dessa forma – isso se for um amigo de verdade. Em uma amizade assim, você não se sente errado, estranho ou precisando ser outra pessoa, porque ser você é o suficiente.
E aí, já foi conferir Wicked nos cinemas?