Continua após publicidade

Apple pode bloquear iPhone de filmar e fotografar durante shows

A nova tecnologia já foi patenteada pela marca, no entanto, mas ainda não se sabe exatamente quando será usada.

Por Marcela Bonafé Atualizado em 24 ago 2016, 12h28 - Publicado em 1 jul 2016, 11h30
Quando uma das suas bandas preferidas vai fazer um show e você resolve ir, é para aproveitar que eles estão ali pertinho e curtir o momento, né?! Só que nem todo mundo encara assim. Tem gente que assiste mais os artistas através da câmera do celular, enquanto filma e fotografa tudo, do que ao vivo.  Tudo bem tirar registrar um momento ou outro, mas ficar com o celular no alto o tempo todo atrapalha quem está atrás. Mas a Apple pode, no futuro, acabar com isso.
 
Uma nova patente da marca, de acordo com o site Telegraph, permite que os estádios, arenas e outros lugares de eventos usem uma tecnologia de raios infravermelhos para bloquear a câmera dos dispositivos celulares, impedindo que o público fotografe ou filme algum espetáculo. 
 
 
Mas calma! Para isso, seria necessária a instalação de transmissores de infravermelho nos locais. Quando ativados, de acordo com a patente, o celular mostraria uma mensagem de “gravação desativada” sempre que as pessoas tentassem ligar a câmera. Outra alternativa seria que uma marca d’água aparecesse na tela. Isso atrapalharia a imagem e, consequentemente, o público desistiria de compartilhá-la nas redes.
 
Muitos artistas, provavelmente, adorariam essa medida. A Adele, por exemplo, é uma que chegou a chamar a atenção de uma fã durante um show no mês passado. “Você pode aproveitar (a apresentação) na vida real, ao invés de fazer isso pela sua câmera”, a cantora disse de cima do palco, em um tom bastante sarcástico. O músico Jack White também já se mostrou desconfortável com situações como essa.
 
 
O ator britânico Benedict Cumberbatch chegou a falar para toda a plateia não usar o celular enquanto ele encenava a famosa trama de Shakespeare, Hamlet. “É mortificante e não tem nada que demonstre menos apoio ou diversão a um ator do que ele estar em um palco tendo que passar por isso”, ele reclamou. 
 
 
Apesar da tecnologia ter sido patenteada pela Apple, ainda não se sabe ao certo se ela vai realmente ser usada. Caso aconteça, o que você acha de não poder mais gravar nem fotografar seus artistas preferidos no palco?!