Aos 10 anos de idade, menino recebe 10 mil dólares por encontrar falha no Instagram

O pequeno hacker foi recompensado após identificar um bug que o permitia apagar qualquer comentário no aplicativo

Por Marcela Bonafé Atualizado em 1 nov 2024, 13h34 - Publicado em 5 Maio 2016, 10h40

Um garotinho finlandês de apenas 10 anos recebeu uma recompensa de 10 mil dólares (cerca de 35 mil reais) por seu trabalho como hacker. Jani (o sobrenome não foi divulgado) encontrou uma falha de segurança que o permitia apagar comentários no Instagram. “Eu conseguiria eliminar de qualquer pessoa – até mesmo do Justin Bieber”, ele contou ao site Iltalehti.

Jani não tinha uma conta no aplicativo por causa da idade, então conseguiu encontrar o bug mesmo sem estar logado. Com uma descoberta dessas na mão, ele resolveu mandar um email para o Facebook – que é dono do Instagram desde 2012 – alertando sobre a falha. Para verificar a veracidade, a companhia fez um comentário e pediu para que o garoto apagasse. E ele o fez.

O problema estava na interface do aplicativo, parte dos códigos que se comunica com o servidor -e justamente a que analisa se você tem ou não autoridade para deletar um comentário. Graças à descoberta de Jani, o Facebook conseguiu consertar o problema mais rápido, então decidiu retribuí-lo. O finlandês pretende usar esse dinheiro para comprar equipamentos de futebol, uma bicicleta e computadores para ele e o irmão. 

Continua após a publicidade

Desde 2011, o Facebook tem um programa de recompensa a pessoas que encontram bugs em seus sites e aplicativos. De acordo com a BBC, eles já pagaram 4,3 milhões de dólares (mais de 15 milhões de reais) a hackers por todo o mundo. Este ano, Jani se tornou o mais jovem a ser reconhecido pela empresa. O recorde antes pertencia a uma pessoa de 13 anos. 

Enquanto a gente sofre com coisas fáceis como recuperar uma senha esquecida, o menino de 10 anos já descobriu uma falha no Instagram. Então tá, né?!

Publicidade