Antes de entrar em um namoro, reflita sobre estas perguntas sinceras

Barbra Marcondes compartilhou com a CAPRICHO o que aprendeu sobre a hora certa de namorar, depois de ficar muito tempo solteira

Por Juliana Morales 19 out 2025, 13h00
B

arbra Marcondes contou à CAPRICHO que aprendeu, ao longo dos seus 29 anos, a parar de romantizar o relacionamento perfeito, e pensar em relações com o pé no chão, sempre com a consciência dos seus valores e objetivos. Recentemente, ela começou um namoro com o também influenciador Miguel Filpi e tem trocado conhecimento com suas seguidoras sobre essa nova fase e tudo que tem aprendido sobre namorar.

“Um relacionamento perfeito não é onde as duas pessoas estão alinhadas e felizes o tempo todo, porque isso realmente é um mito. A definição de perfeição, na minha opinião, são duas pessoas dispostas a fazer dar certo mesmo com fases difíceis e se amando em primeiro lugar”, afirmou, destacando a importância dos envolvidos estarem dispostos a se comunicarem sempre, inclusive quando as conversas são difíceis e desconfortáveis.

Barbra discorda dessas regras do tempo certo para começar a namorar que são difundidas na internet. Não é três ou seis meses para assumir o relacionamento. “Cada pessoa tem seu tempo e o mais importante é eu entender se o outro é para mim e não usar esse tempo para o outro provar que me quer. Não, é cada um tem que saber o seu. Então, eu não acredito em regras de tempo.”

Para ela, para decidir o momento certo de começar a namorar, é preciso olhar para três pontos diferente: para dentro de você mesmo, para onde você está e para a outra pessoa.

Continua após a publicidade

Quem é você? E qual é seu valor?

Se você não sabe o que gosta e não acredita em tudo que você merece de bom, é muito fácil buscar isso dentro de um relacionamento e acabar se frustrando. Quando você não se conhece e não se ama, acaba tentando se encaixar no que o outro quer, na tentativa de se sentir valorizada. Antes de entrar em qualquer relação, é importante conhecer nossa melhor versão.

“O fato da gente saber impor limite, falar ‘não’, saber do que que a gente gosta, o que gente não gosta é o que vai nos proporcionar relacionamentos saudáveis – não só amorosos, mas isso vale para amizades também”, diz Barbra.

Qual é sua fase de vida hoje? Cabe um relacionamento nela?

Barbra aprendeu por experiência própria que nem sempre dá para conciliar tudo na rotina. Por muito tempo, ela colocou todo seu foco na carreira e nos estudos, para alcançar a estabilidade financeira que hoje tem. Nesse período, ela não tinha espaço (nem energia) para dar conta de um relacionamento – e tá tudo bem.

Continua após a publicidade

A influenciadora aconselha que, antes de namorar, a pessoa esteja ciente do que quer para seu futuro e que esteja fiel aos seus objetivos. Assim diminui o risco de abrir mão de sonhos importantes por causa de outra pessoa ou de confundir os desejos dos outros com o seu. Ela explica que não há problema em ceder algumas coisas para fazer quem você ama feliz, mas é bem diferente de abrir mão de todos planos para se encaixar em uma relação.

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade