Ano novo, blog novo: 7 coisas que você precisa saber antes de criar o seu blog

Hoje, blogueiras são verdadeiras celebridades. Não há como negar, né? Em seus blogs, elas compartilham de tudo, desde fotos do dia a dia, até coisas mais complexas, como matérias com opiniões de especialistas sobre alguma tema relevante do momento. Muitas conseguem fazer do blog sua profissão. Mas todo esse sucesso não foi da noite para o […]

Por Da Redação Atualizado em 1 nov 2024, 13h48 - Publicado em 19 fev 2016, 14h58

Hoje, blogueiras são verdadeiras celebridades. Não há como negar, né? Em seus blogs, elas compartilham de tudo, desde fotos do dia a dia, até coisas mais complexas, como matérias com opiniões de especialistas sobre alguma tema relevante do momento. Muitas conseguem fazer do blog sua profissão. Mas todo esse sucesso não foi da noite para o dia! Foram anos de dedicação e madrugadas em claro para manter seus blogs atualizados e com conteúdo significativo.

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Parece a vida dos sonhos, não é mesmo? Você ganha dinheiro e tem reconhecimento fazendo aquilo que gosta: escrevendo, fotografando e atualizando as redes sociais. Mas saiba que é preciso ter certeza de algumas coisinhas fundamentais antes de criar um blog, principalmente se sua intenção é fazer dele a sua fonte de renda.

1.  Tempo é dinheiro
Lembre-se: para crescer, além de conteúdo relevante, é preciso tempo e muita dedicação. O indicado é que você poste, no mínimo, uma matéria por dia e esteja sempre presente nas redes sociais, se comunicando com os seus leitores. Às vezes, é difícil arranjar tempo para o blog com a correria do dia a dia, pois é preciso conciliar escola/trabalho/outras obrigações. Mas reserve diariamente um horário para criar conteúdo, postar matérias e atualizar as redes. Rotina, nesse caso, é algo bom!
Dica: se o tempo é corrido, e se a preguiça reina, reserve dias específicos para fazer determinada atividade. Por exemplo: às segundas, você pensa em pautas para a próxima semana; às terças e quartas, produz conteúdo; às quintas, agenda tudo.

2. Divulgação é a alma do negócio
É preciso deixar a insegurança e a timidez de lado. No começo, quando o blog ainda é um bebezinho, dá mesmo vergonha mesmo de sair divulgando os conteúdos produzidos no Facebook, no Twitter e no Instagram. Supere! Se você quer ter um blog de sucesso, é preciso mostrá-lo para o mundo e fazer acontecer. Não adianta ter um blog atualizado e cheio de conteúdo, sendo que ninguém sabe da sua existência.
Dica: uma ótima ideia é fazer cartões de visita para divulgar o blog fora da internet, pois números são pessoas. Comece distribuindo o cartão para os seus amigos e familiares.

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3. Olhos de lince
É imprescindível ser um grande observador e pesquisar muito para evitar falta de conteúdo. Fique atenta a tudo a sua volta! Tendências e acontecimentos podem se tornar ótimos posts. As pessoas também amam acompanhar a vida alheia (#fato), então deixe seu blog ainda mais pessoal falando sobre os lugares que você mais gosta de ir, as coisas que gosta de fazer, a decoração do seu quarto, as últimas coisas que fez em seu cabelo, etc.
Dica: vlogs também estão bombando! Mais um motivo para você investir no lado pessoal.

4. Tenha um diferencial
São milhares de blogs espalhados pela internet e apenas alguns se destacam. Por isso, é importante ser original. Claro, é legal buscar inspiração em blogs já existentes, mas se inspirar é uma coisa, copiar é outra totalmente diferente. Faça do seu jeito. Faça melhor!
Dica: muitos blogs voltados para o público feminino seguem um padrão de layout e conteúdo. Fuja disso, pois o público gosta de ver novidade.

5. Abra a mão
É preciso investir, não tem jeito. Crie uma identidade visual, uma marca, e, se você não manjar de ilustração e de design, contrate alguém que te ajude nessa empreitada. Ao criar um blog, é muito importante ter um layout personalizado, algo original, que seja a sua cara. Vale a pena separar uma grana para isso. Lembre-se sempre de que layout é a vitrine do seu blog.
Dica: além do layout, é preciso comprar um domínio personalizado, que custa em média R$ 30/ano, pois isso passa credibilidade. Afinal, seu blog terá um final “.com” ou “.com.br”. Soa melhor, não?

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6. Lado a lado com a audiência
Arranje um tempão para os seus leitores. Afinal, sem eles, seu blog não existe. Responda seus e-mails, suas mensagens, seus comentários em fotos. Esse tipo de comunicação é importante, pois é o que torna o blogueiro admirável.
Dica: muitas vezes, é através de troca de informações que você tem a ideia para alguma matéria superlegal! Também é importante que suas redes sociais e seu contatos fiquem visíveis na home do blog.

7. Disposição para dar e vender
Não é novidade que, na internet, o que mais vemos são criticas e comentários negativos. E os blogueiros são os principais alvos! Em primeiro lugar, você deve estar ciente de que não vai agradar todo mundo. Em segundo, você precisa estar disposta a enfrentar tal situação e passar por cima de toda e qualquer negatividade, para superar esse tipo de problema constante.
Dica: não desista na primeira critica, não deixe o desanimo te vencer.

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Mais uma vez retomo o fato de que ser blogueira não é tarefa fácil. Experiência própria, meninas! Se vocês quiserem buscar inspirações, conhecer um blog novo ou acompanhar um pouco do meu trabalho, acessem  www.stephaniecomph.com e deixem seus comentários.

Ei! Mas pode comentar aqui também, tá? Hahaha

Beijos e boa sorte com o blog de vocês,

Stephanie Gonzaga

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