Anatel volta atrás e diz que operadoras podem limitar internet fixa

Depois de alguns meses, a agência voltou a se pronunciar sobre a franquia de dados

Por Marcela Bonafé Atualizado em 1 nov 2024, 13h29 - Publicado em 3 jun 2016, 15h10

Em abril deste ano, operadoras de internet fixa anunciaram que a partir do próximo ano iriam mudar os planos de seus clientes, impondo um limite de dados. Diante de toda a polêmica que isso gerou, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) se pronunciou e determinou que as operadoras disponibilizassem ferramentas para os usuários acompanharem o uso do pacote. 

Alguns dias depois, a agência retomou o assunto e decidiu proibir por tempo indeterminado que as empresas limitassem o acesso à internet de banda larga fixa. Na última quarta feira, no entanto, o presidente da Anatel, João Rezende, voltou atrás e afirmou que eles não vão intervir nem regular a ação das operadoras, de acordo com o Valor Econômico.

Com isso, fica a critério de cada operadora adotar ou não o esquema de franquia de dados, porque, de acordo com Rezende, a legislação não impede que as empresas limitem a internet. Apesar disso, a Anatel ainda frisa a importância de que sejam disponibilizados recursos para que os clientes acompanhem os gastos do pacote.

Ou seja, voltamos à estaca zero. Que tristeza, né?

 

Publicidade