Aids e HIV são a mesma coisa? Explicamos as diferenças em 7 pontos

Sim, existem diferenças fundamentais entre HIV e Aids, apesar das duas coisas estarem intimamente relacionadas.

Por Maki de Mingo, especial para a CAPRICHO Atualizado em 29 out 2024, 18h12 - Publicado em 19 out 2023, 17h44

A gente já ouviu bastante coisa sobre Aids e HIV, mas por que usamos dois nomes para falar sobre o que é, aparentemente, uma mesma condição de saúde? Pois é, apesar de HIV e Aids serem questões intimamente relacionadas, elas são diferentes. 

Abaixo, vamos explorar as diferenças entre essas duas condições, explicar o que é o HIV e a Aids, como você pode contrair o vírus, como saber se está infectado e o que fazer para se proteger. Todos prontos? Então, vamos. 

Diferenças entre HIV e Aids

Não, HIV e AIDS não são a mesma coisa – e esse é o primeiro ponto que você precisa dominar. Mas o conceito é mais fácil do que você pensa: o HIV é o vírus que causa a Aids.

O que é o HIV?

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é um microrganismo que pode infectar o sistema imunológico do corpo. Ele enfraquece as defesas naturais do organismo, tornando-o suscetível a doenças e infecções. O HIV não tem cura, mas com tratamento adequado, as pessoas podem viver uma vida saudável por muitos anos.

O que é a Aids?

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é a fase mais avançada da infecção pelo HIV. Nessa etapa, o sistema imunológico está tão danificado que o corpo não consegue mais combater infecções comuns, como uma pneumonia. É por isso que a Aids é considerada uma condição séria e que pode levar a complicações graves se não for tratada.

Como posso contrair a doença?

O HIV é transmitido por relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada (sexo vaginal, anal ou oral sem camisinha); compartilhamento de agulhas ou seringas contaminadas;  de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação; e, mais raramente, através de transfusão de sangue ou transplante de órgãos com material contaminado.

Continua após a publicidade

Aproveitando para já tirar da frente um erro comum, beijo de língua, espirros e tosse não transmitem o vírus HIV, ok? 

Como saber se tenho Aids?

A única maneira de ter certeza é fazendo testes específicos, normalmente de sangue, e a detecção precoce é fundamental para um tratamento eficaz. Testes de HIV são confidenciais e estão amplamente disponíveis em clínicas de saúde e centros de testagem.

Como o HIV/Aids afeta o organismo?

O HIV ataca o sistema imunológico, que é responsável por proteger o corpo contra infecções. Com o tempo, ele pode enfraquecer o sistema imunológico (mais especificamente, esse vírus mira os linfócitos T-CD4+, um tipo de célula de defesa produzida pelo corpo), tornando-o incapaz de combater doenças. 

É por isso que a Aids é a consequência mais grave dessa infecção, já que o sistema imunológico está tão prejudicado que não pode mais desempenhar a sua função protetora.

Continua após a publicidade

Como posso me proteger?

A prevenção é a chave para evitar a transmissão do HIV, e consiste em um processo bem mais simples e fácil do que você imagina: 

  • Use preservativos em todas as relações sexuais
  • Não compartilhe agulhas ou seringas
  • Faça exames regulares de HIV

Ah, claro, e se você tem dúvidas sobre a sua saúde sexual, não hesite em conversar com um profissional de saúde, ok? Ele pode tirar todas as suas dúvidas, mantendo a confidencialidade médico-paciente. Ou seja, pergunte sem medo!

Publicidade