‘Ah, branco, dá um tempo!’: estudantes criam campanha online em Tumblr

Alunos negros da UnB usam Tumblr para criar campanha contra o racismo.

Por Da Redação Atualizado em 28 jul 2016, 17h47 - Publicado em 6 abr 2015, 16h02

É aquela coisa: “ah, mas no Brasil não existe mais preconceito!”; daí você vira a esquina e se depara com algum comentário maldoso, mascarado por um “inofensivo” modo de falar. Muitas vezes, você não precisa nem sair de casa. Por conta disso, e inspirados no Tumblr I, Too, Am Harvard, criado pelos estudantes negros da universidade da Harvard, os alunos da Universidade de Brasília resolveram começar uma campanha online para abordar, de forma criativa e de fácil entendimento, o racismo cordial ainda praticado pelos brasileiros.

A estudante da UnB Lorena Monique dos Santos foi a responsável por colocar o projeto em prática. Os estudantes que toparam participar da campanha Ah, branco, dá um tempo! escreveram em plaquinhas algumas frases que já estão cansados de ouvir e que, na maioria das vezes, soa como uma brincadeirinha, como um comentário despretensioso e livre de qualquer tipo de preconceito. Mas será mesmo?

Confira alguns exemplos:

“Vemos a população negra recebendo os piores salários, ocupando os postos de trabalho mais desvalorizados, crescemos sem ver pessoas negras na televisão e, mesmo assim, nos dizem todos os dias que não existe racismo no Brasil”, desabafou Lorena em entrevista ao site Brasil Post . A luta da estudante, e de todos os estudantes engajados na campanha, é mostrar como alguns comentários, principalmente esses que soam como um tipo de gentileza (sério?), podem machucar e prejudicar a luta de anos e anos a favor da igualdade no país.

E aí, o que vocês acharam da iniciativa?

Continua após a publicidade
Publicidade