Acompanhamento psicológico para intercambistas já é uma realidade
Para garantir que você aproveita ao máximo a experiência, sem inseguranças te atrapalhando!
Fazer intercâmbio é o sonho de muita gente, mas por mais animada que a pessoa esteja, é normal que, às vezes, bata aquela insegurança. Afinal, é um país diferente, com pessoas que você não conhece, um idioma relativamente novo e, claro, tem também a questão de ficar longe da família e dos amigos. Por mais que você tenha uma agência te ajudando, muita coisa depende de você e isso é uma baita responsabilidade – mas também um aprendizado que vale muito a pena.
Pensando nnisso, a World Study, organização de educação intercultural, inclui acompanhamento psicológico para os estudantes antes, durante e após a viagem. A intenção é ajudar os jovens a se sentirem mais seguros e preparados para se adaptarem à realidade diferente. “Queremos que a pessoa fique tranquila para poder aprender melhor e aproveitar essa experiência internacional”, explica Mônica Rohr, psicóloga responsável pelo Departamento de Preparação e Suporte da empresa.
O processo começa aqui no Brasil, onde ocorrem de dois a seis encontros antes da viagem. Neles, os estudantes e seus familiares têm a oportunidade de aprender a lidar com os medos, as expectativas e o choque cultural. Enquanto estiver no exterior, o aluno também pode pedir auxílio psicológico por mensagem, telefone ou até videoconferência. Já quando retorna, a pessoa faz um trabalho de readequação (e tenta amenizar a tristeza e a saudade que costumam bater).
Legal, né? Agora o medo a e insegurança não vão mais te impedir de realizar o sonho de estudar fora! Agora, podiam inventar o apoio para depois da viagem… Ê, saudade! (risos)
+ Leia mais: Intercâmbio: fluência no idioma, casa de família e outras dúvidas