Continua após publicidade

A prova está logo aí! E agora, como lidar com a ansiedade?

Mesmo quem já sabe tudo o que esperar do dia D e se sente preparada, não está livre do tal nervosismo na hora H.

Por Malu Pinheiro Atualizado em 17 ago 2016, 17h34 - Publicado em 20 out 2015, 15h30

Resolver 90 questões em cada um dos dois dias do Enem (além da redação, no último dia) é uma maratona que, por conta do nervosismo, pode ficar ainda mais difícil. O melhor truque é respirar profundamente. Bem devagarzinho mesmo! “Ao oxigenar o cérebro, interrompemos o transbordamento dos hormônios que provocam a ansiedade”, explica a psicóloga Rosane Levenfus.

Para a Maria Aline, estudante de marketing da USP, o que a ajudou a lidar com a ansiedade foi dar um tempo. Espairecer. “Quando eu estava fazendo a prova e ficava ansiosa, parava, tomava uma água, comia alguma coisa e voltava para os exercícios. Isso me ajudava a ter mais foco”. Além da calma, ela ganhava energia para continuar.

E se eu não souber a resposta? Chute, mas para o gol!

O chute não pode ser a sua porta de entrada para a prova, mas é uma boa saída em horas de desespero. Só que, antes de recorrer a ela, elimine o máximo de questões que vão precisar desse empurrãozinho: tente responder o que sabe logo de cara. É bom também já resolver tudo o que precisar de um tempo maior para chegar à resposta, como cálculos ou leituras longas. E só aí chegue àquelas que não sabe.

Continua após a publicidade

Ao reler as questões, é possível que você consiga pegar algum detalhe que perdeu antes de chegar à resposta certa. Muitas respostas estão subentendidas no próprio enunciado – que pode dar altas dicas! Se isso não acontecer, porém, risque as alternativas absurdas. Assim, você pode deduzir a resposta certa. E, se houver tempo, teste as respostas nas equações das questões de matemática, física ou química. A famosa prova real, sabe?

Ah! Confiar no truque de contar quantas letras “a” já marcou pode ser furada. Afinal, nem sempre as alternativas estão distribuídas igualmente, ok?

E você? Está confiante para o Enem? #NãoPiraSóRespira

Publicidade