Continua após publicidade

A história do youtuber que derrubou um avião só para viralizar nas redes

O vídeo do suposto acidente, que hoje tem mais de 4,1 milhões de visualizações, pode render até 20 anos de prisão para o americano Trevor Jacob

Por Da Redação 15 Maio 2023, 13h08

Em dezembro de 2021, o piloto e paraquedista americano Trevor Jacob, de 29 anos, postou no seu canal do Youtube sobre um acidente de avião. No vídeo, ele pula de paraquedas para escapar da queda da aeronave, que passava por problemas técnicos. Deu certo e ele saiu ileso. Fim da história? Não. Autoridades da Califórnia, onde o caso foi filmado, descobriram que tudo não passou de uma encenação.

De acordo com o gabinete da promotoria dos EUA do Distrito Central da Califórnia, Jacob “não pretendia chegar ao seu destino”. O planejado desde o começo era ele se filmar saltando de paraquedas enquanto o avião descia e colidia. Alguns usuários que assistiram ao vídeo já haviam observado que o piloto já estava usando um paraquedas e não fez nenhuma tentativa de pousar o avião em segurança. No mínimo estranho, né?

Ele chegou a reportar o acidente ao Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, mas disse que não sabia a localização do acidente. O que também não era verdade. A aeronave caiu na Floresta Nacional de Los Padres 35 minutos após a decolagem. Jacob sabia muito bem disso – voltou para o local de helicóptero, pegou os destroços de lá e deu um jeito de destruí-los.

Continua após a publicidade

Em um acordo judicial, ele disse que gravou o vídeo como parte do contrato de patrocínio de um produto.

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, ele vai se declarar culpado de obstruir uma investigação federal ao limpar o local do acidente. Jacob deve ir ao tribunal pela primeira vez nas próximas semanas. O vídeo, que hoje tem mais de 4,1 milhões de visualizações, pode render até 20 anos de prisão para o youtuber.

 

Publicidade