Continua após publicidade

A angustiante espera pelo resultado do vestibular. Como aliviar a tensão?

Um desabafo cheio de conselhos de de vestibulando para vestibulando

Por galera capricho Atualizado em 29 out 2024, 19h03 - Publicado em 19 jan 2023, 16h21
topo galera ch
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

Olá, pessoal! Eu sou a Agnes Haziel da Galera CAPRICHO, e já estive aqui falando outras vezes de dicas para o vestibular, mas agora gostaria de falar da última etapa que compõe esse ciclo do vestibulando: a espera pelo resultado. Sim, você não está sofrendo de ansiedade sozinho!

Areia caindo sobre a mulher dentro da ampulheta.
Malte Mueller/Getty Images

Muitos vestibulares esperam mais de um mês para liberar a lista de aprovados, e embora tenhamos uma ideia de como fomos nas avaliações, a aprovação em si não depende só de nós, né? São meses sem ter uma sensação de controle, são meses de vulnerabilidade, de incertezas, de medos e inseguranças. São meses tendo a ansiedade como melhor amiga – ou inimiga, vamos combinar. 

Eu escutava muitas pessoas romantizando esse período, falando que nesse tempo eu deveria aproveitar para descansar, porque depois não teria mais tempo, mas nunca esteve tão difícil simplesmente “descansar”. Tudo a minha volta me lembra da mudança radical que irá acontecer em alguns dias e que eu não tenho nenhuma forma de me preparar melhor para ela, pois não sei em qual vestibular passei, ou não. 

Continua após a publicidade

Vou ficar 2h, 4h, ou até 10h de distância de casa? Vou morar em uma metrópole ou em uma cidade do interior? Morar sozinha ou em uma república? São muitas dúvidas… É realmente muito difícil se preparar para algo que não conhecemos e não temos a mínima ideia se irá acontecer ou não. 

Atividades que normalmente me relaxavam, como passear ou ler livros e ver filmes, agora me fazem pensar nesse catálogo infinito de possibilidades que se apresenta na minha frente. Esse é o combustível perfeito para que a ansiedade traga insônia, dores, cansaço, crises de choro, e um sentimento de impotência absurdo. 

De vestibulando para vestibulando

Assim, eu percebi que a melhor forma de tornar esses meses um pouco mais suportáveis é se ocupar e recuperar a paixão pelas coisas que foram colocadas em segundo plano por causa do vestibular. Para algumas pessoas isso pode parecer óbvio, mas não é. Depois de um ano extremamente focado e afundado no meio de tantas fórmulas e teorias é difícil voltar a “realidade” e compreender que você tem um mundo inteiro de possibilidades. Então, eu te digo: pode respirar e fazer tudo aquilo que você sempre quis fazer, mas não tinha tempo!

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Agnes Haziel DS (@agneshaziel)

Por isso, meu conselho para os futuros vestibulandos é: antes de se jogar de cabeça nos vestibulares e esquecer de tudo a sua volta, escreva em algum canto os hobbies que você tem, as coisas que você gosta ou gostaria de fazer, porque é realmente complicado recuperar as suas paixões ou se aventurar em atividades novas quando elas foram por tanto tempo esquecidas, quando as nossas vontades foram consumidas pelo desejo de passar naquele curso.

Que tal escrever, antes de começar as aulas, uma cartinha para você do final do ano? Mas sem cobranças, viu? Apenas deixe claro quem você é naquele momento, as suas expectativas e quem você quer ser no término  dessa onda de emoções que é estudar para o vestibular.

Continua após a publicidade

Sempre lembre de respirar, manter a calma e respeitar os processos. Às vezes, eles importam mais que os resultados! 

Publicidade