9 TOCs que causam com a vida de qualquer pessoa

Pode ser que você tenha algum deles e nem saiba!

Por Marcela Bonafé Atualizado em 1 nov 2024, 13h52 - Publicado em 9 fev 2016, 17h00

Você já teve pensamentos meio malucos e obsessivos dizendo que se você não agir de determinada maneira, algo muito ruim pode acontecer? Fique tranquila, você não está sozinha. Tem gente que acha que é mania ou loucura, mas podem ser manifestações involuntárias e atormentadoras conhecidas como TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Geralmente, acontece quando um pensamento intrusivo e insistente leva a pessoa a fazer coisas que geram um alívio muito grande. Quem tem esse tipo de transtorno costuma até perceber, mas não consegue evitá-lo.

1. Verificar tudo: se trancou a porta, se fechou a torneira, se o celular está na bolsa, se realmente entendeu o que está lendo.

Mesmo que tenha certeza de que está tudo certo, prefere voltar e checar. Várias vezes, aliás.

2. Medo de se contaminar: lavar as mãos várias vezes ao dia, tomar banhos longos, higienizar objetos antes de encostar, evitar contato com pessoas.

?Vai que pego alguma doença?!?

3. Organizar: os lápis no estojo têm que estar para o mesmo lado, os livros alinhados e retinhos, a borda de algum objeto alinhada à borda da mesa.

Continua após a publicidade

Porque qualquer coisinha fora do lugar, por mais irrelevante que possa parecer, te deixa muito perturbada. Você vai arrumar mesmo que leve muito tempo.

4. Necessitar de simetria: se encostar na parede com a mão direita, também tem que encostar com a esquerda; se girar para o lado esquerdo, tem que girar para o lado direito.

Se você não fizer a mesma coisa com os dois lados do corpo, dá uma sensação de desequilíbrio.

5. Acumular: não conseguir jogar nada fora, ficar guardando coisas inúteis e desgastadas.

Você até sabe que não vai usar, mas sente necessidade de guardar aquilo porque ?vai que…?.

Continua após a publicidade

6. Fazer contas: ao ver números em algum lugar e, instintivamente, começar a fazer várias operações matemáticas com eles. E ficar contando quaisquer objetos ou risquinhos possíveis de serem contados.

Não dá para entender. Você pode até odiar matemática, mas a necessidade de brincar com os números e contar as coisas te persegue.

7. Preferir par ou ímpar: o volume do rádio tem que estar no par, o canal da TV tem que ser par, a poltrona do cinema tem que ser par, o número de itens de uma lista tem que ser par.

Ou ímpar, depende da preferência. E se não estiver, parece que está ruim e esquisito.

8. Prestar atenção às linhas: algumas pessoas só querem andar sobre as linhas, outras, tentam escapar de pisar nelas.

Continua após a publicidade

É como se a linha no chão representasse uma corda bamba ou um abismo.

9. Estipular desafios: do nada, pensar em um desafio e ter que cumprir. Como chegar ao outro lado da rua antes do farol fechar.

E se não conseguir, já era. É como se a vida de alguém realmente dependesse daquilo.

Que loucura! Que aflição! Quem não tem um TOC ou outro, né? Mas por mais engraçado que pareça, é importante saber que o TOC é considerado doença quando as manias passam a atrapalhar o dia a dia da pessoa. Portanto, esconder os sintomas por vergonha pode ser perigoso, principalmente se chegou ao ponto de causar sofrimento. Existem tratamentos para melhorar a qualidade de vida e reduzir os sintomas.

Se identificou com algum? Quais outros tipos de TOC você conhece?

Publicidade