9 mitos e verdades que todo vestibulando está cansado de ouvir

Algumas frases até são muito reproduzidas, mas isso não significa que sejam verídicas ou necessárias

Por Mavi Faria 24 Maio 2025, 13h00
S

abemos que o período do vestibular é um dos mais tensos e aguardados na vida dos estudantes e não é para menos. Existe uma grande responsabilidade envolvendo esta prova e a espera pelo dia do teste e pelo resultado final parece não chegar nunca.

Justamente por ser um período tão complexo, é normal que dicas sejam passadas entre alunos e professores para garantir o seu melhor desempenho no dia. Contudo, nem sempre as dicas são realmente válidas e, algumas, mais se parecem com mitos que até pioram a rotina de estudo.

Com a ajuda dos membros da Galera CAPRICHO, elencamos abaixo 9 frases muito comuns que os vestibulando costumam ouvir e explicamos porque é um mito ou uma verdade. E aí, será que você consegue acertar todos?

  • A melhor rotina é sem descanso e com mais estudo

MITO. Muitos alunos acreditam que, no ano de vestibular, é preciso abdicar de toda a sua vida social, mas isso não é verdade. Mariana Motta, da Galera CH, lembra que “o mais importante é ter equilíbrio! Do que adianta estudar muito e só pensar nisso se você não vive e não tira um tempo para você?”.

Esse tipo de rotina sem descanso ou pausa são só te deixa estressado, cansado, nervoso e exausto, com a possibilidade de ter um burnout, como também te afasta da sua rede de apoio. Sua família e seus amigos estão aí para te ajudar com o que você precisar, e contar com eles é importante nesse processo.

Continua após a publicidade

    • A qualidade do estudo é sempre maior se você estuda mais

    MITO. Você pode até passar horas estudando, mas se não tiver técnica ou a mente descansada, dificilmente vai conseguir aprender de verdade a matéria. Membro da Galera CH, Lavínia Azanã aprendeu isso na prática e explica que “você pode estudar horas e horas, mas se você não estudar da maneira certa, muito provavelmente vai esquecer o conteúdo ou não absorvê-lo de forma plena”. 

    • Copiar modelos de prova nota 1.000 no ENEM não garante a mesma nota

    VERDADE. É claro que a redação do ENEM é muito padronizada, mas isso não significa que os conectivos, argumentos e forma de apresentá-lo de uma outra pessoa que conseguiu a nota máxima servirão para você. O grande risco que você corre ao fazer isso é mostrar pouco domínio do texto, já que a redação ficará parecendo montada e artificial.

    Dominique Molina Baggio, da Galera CH, conta que esse foi o mito que ela mais ouviu enquanto se preparava para o vestibular e que já disseram a ela que, sem um modelo nota 1.000 decorado, ela não teria chance. “Ouvi que você tem que decorar um modelo pra conseguir sair bem, caso contrário você não vai ter chance. Fora o repertório enorme que falam que tem que decorar de séries, filmes, contexto histórico e dado estatística”, afirma.

    • O estudante precisa ler todos os livros clássicos da literatura brasileira e conhecer todo o repertório literário

    MITO. Assim como Dominique ouviu que precisava decorar o modelo de redações nota 1.000 e os repertórios utilizados por estes estudantes, Giovanna Feliponi, também da Galera CH, relata que foi aconselhada muitas vezes a conhecer “todo o repertório literário clássico brasileiro”, o que, para a jovem, não é nem um pouco útil ou possível para o vestibulando, levando em conta todo o conteúdo que é preciso estudar para a prova do ENEM em si.

    “É muito importante ter conhecimento de livros relevantes porque sempre podem cair nas provas, mas existem tantas outras coisas para estudar que, com certeza, focar em ler mil livros — o que, querendo ou não, vai te deixar sobrecarregado — não é o mais importante”, pontua.

    Continua após a publicidade

    • Você não precisa passar de primeira e isso não te faz menos inteligente

    VERDADE. Como já alertamos aqui, o vestibular é mais sobre estratégia e equilíbrio mental do que conhecimento sobre as matérias e, embora o sentimento de não ser aprovado logo de cara ser desanimador e estressante, você ainda pode tentar no próximo ano, talvez amadurecer mais a sua escolha de faculdade e de curso.

    Cassine Porto, da Galera CH, conta que, quando não passou de primeira, se sentiu “insuficiente e triste”, mas hoje entende que “passar no vestibular é difícil porque vem muitas preocupações, principalmente quando se fala em expectativas para seu futuro e das pessoas ao seu redor”, o que impacta na saúde mental durante a prova. Ela ressalta que “vale a pena tentar mais uma vez e não cabe a ninguém julgar nossa capacidade”.

    • É mais importante estudar de forma estratégica os assuntos que tem um peso maior na prova para você

    VERDADE. Se você tentar estudar toda a matéria que cai em toda a prova, dificilmente vai conseguir se sair muito bem em boa parte dela, por isso é muito melhor entender o que é mais importante para você e garantir que você se saia bem nessa área.

    Essa é uma dica que os próprios professores da Karina Souza, da Galera CH, passaram para ela. “Meus professores fizeram questão de desmistificar esse mito dizendo que quando você já sabe o curso que quer e o peso que certas matérias tem pra ele, você não precisa estudar tudo. Isso facilita muito e desafoga os estudos”, explica.

    • Entrar na faculdade resolve os seus problemas e renova a sua vida
    Continua após a publicidade

    MITO. Pode até ser uma turma nova, uma escola nova, materiais novos e talvez até uma cidade nova, mas você continua a mesma pessoa e irá passar por desafios e momentos legais, da mesma forma que quem não entrou na faculdade. Além disso, é importante lembrar que, mesmo durante o vestibular, sua vida não para: Ainda há amigos, família, sonhos, hobbies e um processo longo de amadurecimento para ser vivido que não para se você não entra na faculdade.

    Sofia Vieira, da Galera CH, relata que ela já chegou a ouvir que o vestibulando só sentiria “completo e com um ‘novo ciclo’ quando entrasse na faculdade. Parece até que temos apenas uma chance e quanto mais tempo levamos para ‘chegar lá’, menos valor temos”.

    • O vestibular é uma prova mais de estratégia do que de conhecimento

    VERDADE. No dia da prova, se duas pessoas tiverem o mesmo conhecimento da matéria e só uma delas estiver controlando o nervosismo e a insegurança, ela terá um melhor resultado que a outra. Isso porque o vestibular é muito mais sobre resistência e lidar com a pressão do que saber o conteúdo. Isabella Iori, da Galera CH, aprendeu isso na prática.

    Ela relata que é difícil separar o seu valor pessoal do resultado da prova e que vem aprendendo, cada vez mais, como “a maioria dos vestibulares são provas muito mais estratégicas do que para ‘testar’ sua inteligência acadêmica. Essa época para os vestibulandos é sempre muito complicada. Pela pressão, a gente acaba acreditando que é a unica chance que a gente tem de provar nosso valor e nossa inteligência”, relata.

    • Não precisa cuidar da sua saúde mental desde que você saiba o conteúdo da prova

    MITO. O vestibular pode até parecer um teste de conhecimento comum, mas ele é mais parecido com um teste mental. A pressão, a concorrência, a duração da prova e a quantidade de assuntos cobrados transformam o dia do vestibular em um verdadeiro teste de resistência. Marina Motta, da Galera, chega a alertar: “O estudante pode até saber tudo, mas se não estiver mentalmente preparado, não vai conseguir fazer uma boa prova”.

    E você, já tinha ouvido todos esses mitos e verdades?

    Publicidade