8 profissões para quem gosta de esporte
Confira a lista de carreiras possíveis para quem quer trabalhar em contato com atividade física
Se você adora esportes, já deve ter pensado em trabalhar com isso (nada melhor do que ganhar dinheiro com uma coisa que a gente gosta, né?). E para estar em contato com esse mundo não é preciso, necessariamente, fazer educação física. Há muitas carreiras diferentes que ficam pertinho dos atletas. Dá só uma olhada:
Preparador físico ou personal trainer
Para quem ama esporte (fazer, assistir e motivar os outros!). Você tem possibilidade de atuar na área como preparadora física de atletas, times ou até mesmo de pessoas que gostam de se manter em forma. A faculdade de educação física pode te ajudar nessa jornada.
Administrador
Essa é pra quem gosta do tema, mas não tanto de suar a camisa. Nesse caso, a faculdade a ser seguida não é a de educação física, e sim administração de empresas ou, mais especificamente, curso de administração esportiva. Com essa graduação, você pode trabalhar gerenciando times e equipes esportivas em clubes e associações. Também é possível trabalhar em órgãos oficiais e definir políticas para o esporte.
Professor
Quem gosta de esportes e tem vocação para lecionar, pode juntar as duas coisas e trabalhar como professor de educação física em escolas, clubes e faculdades. Além de jogar com os alunos, um professor ensina regras e técnicas de cada esporte e tem uma função importante na construção da disciplina, autoestima e no senso de trabalho em equipe do grupo. É obrigatório fazer uma faculdade de educação física.
Fisioterapeuta esportivo
É uma profissão muito nobre. Você trabalha diretamente com os atletas (lindos!) e os ajuda na recuperação de acidentes, que são bem comuns na área. Também é possível trabalhar em uma academia, ajudando na recuperação de fraturas esportivas. Outra possibilidade é trabalhar com aulas de modalidades que aliam atividade física e fisioterapia como, por exemplo, pilates. Nesse caso, você deve fazer faculdade de Fisioterapia.
Psicólogo
Atletas são submetidos à pressão constante e são desafiados a se superar e se relacionar bem dentro de uma equipe. Por isso, nos elencos de atletas sempre há um psicólogo, que dá suporte emocional ao grupo. Nesse caso, o caminho é fazer psicologia.
Marketing esportivo
Esta carreira está em alta. O que você pode fazer nessa profissão? Buscar e negociar patrocínio para equipes e esportistas, organizar e promover eventos esportivos, além de construir a imagem de clubes, times e esportistas individuais. Muitas faculdades oferecem curso de marketing esportivo. Outra possibilidade é cursar marketing e, depois, se especializar no tema.
Repórter esportivo
Boa opção para quem gosta de esportes e também ama de ler, escrever, é curioso e comunicativo. O primeiro passo é fazer faculdade de jornalismo. Depois, encontrar o meio que mais te interessa: rádio, televisão, jornal, revistas ou internet.
Designer de Games Esportivos
Aqui não é preciso fazer agachamentos nem comparecer aos estádio. Basta gostar da área de tecnologia e ser bem criativo. Games como o FIFA, MMA e os de corrida são a febre do momento, em uma área que é promissora e oferece bons salários. Você pode fazer cursos relacionados à programação (tecnologia da informação ou ciência da computação), mas já existem carreiras bem específicas, como a de Design de Games.
Qual é a ideal para você?