8 frases de Enola Holmes pra colar na geladeira e 3 pra nunca dar ouvidos

Tem coisas que o melhor que a gente faz é deixar entrar por um ouvido e sair por outro... Mas não sem antes fazer uma revolução!

Por Isabella Otto Atualizado em 9 out 2020, 11h53 - Publicado em 10 out 2020, 10h04
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

O filme Enola Holmes é cheio de frases de efeito que funcionam e dão um ânimo na nossa autoestima, fazendo a gente sentir aquela sensação de: “Taí, isso era exatamente o que eu estava precisando ouvir!”. O longa também tem algumas frases prontas que pessoas machistas ainda hoje insistem em reproduzir, e o original Netflix dá uma bela cutucada nisso.

Cena em que Enola descobre no que sua mãe está metida: no pré-movimento do sufrágio feminino (levando em conta que ele teve início oficialmente em 1897 e o filme se passa em 1884) Netflix/Reprodução

A seguir, listamos as 8 frases de Enola Holmes que você deveria fazer uma arte bem bonitona – ou só escrever em um pedacinho de papel mesmo – e pregar na porta da geladeira, para ler todos os dias. Em compensação, separamos três frases que você não precisa fazer questão nenhuma de ouvi-las, quanto mais respeitá-las. Elas são TÃO old school!

FRASES PARA COLOCAR NA PORTA DA GELADEIRA

1. “Você não se interessa por política porque não tem o mínimo interesse em mudar um mundo que o favorece tanto.”
Edith (Susie Wokoma) para Sherlock Holmes (Henry Cavill) sobre o mundo ser comandado por uma elite branca e masculina para uma elite branca e masculina.

2. “Você pode escolher dois caminhos: o seu ou o que os outros escolhem para você.”
Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter) para Enola Holmes (Millie Bobby Brown) sobre traçar o próprio caminho.

3. “Nosso futuro depende de nós!”
Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter) para Enola Holmes (Millie Bobby Brown) sobre o movimento feminista e a luta das mulheres por igualdade de gênero.

4. “Tem gente querendo machucá-lo e ele não tem força para detê-los… E eu tenho essa força!”
Enola Holmes (Millie Bobby Brown) a respeito de Viscount Tewkesbury (Louis Partridge), que é homem e indefeso, e precisa dela, a mulher, por muitos considerado o sexo frágil, para defendê-lo.

Continua após a publicidade

5. “Você quer que VOCÊ seja feliz, quer me ver controlada, porque acha que eu vou afetar SUA reputação.”
Enola Holmes (Millie Bobby Brown) para Mycroft Holmes (Sam Claflin), seu irmão conservador e machista que acredita que o único futuro para ela é o casamento.

Mãe e filha atuando juntas, mas separadas, na luta por um mundo melhor e mais igualitário Netflix/Reprodução

6. “Chegará o momento em que terá que fazer uma escolha difícil e, neste momento, descobrirá a coragem que realmente tem.”
Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter) para Enola Holmes (Millie Bobby Brown) sobre as escolhas da vida que podem não ser as mais fáceis, mas são as mais corretas.

7. “Ao contrário das damas da sociedade, nunca aprendi a bordar, nunca moldei rosas de cera, fiz bainha em lenços ou colares de conchas. Fui ensinada a observar e ouvir. A lutar. Foi para isso que minha mãe me criou!”
Enola Holmes (Millie Bobby Brown) para Viscount Tewkesbury (Louis Partridge) sobre não se encaixar naquilo que a sociedade diz que é para pessoas do sexo feminino, as famigeradas ~damas~.

8. “Eu não podia suportar que este mundo fosse seu futuro. Então, eu tive que lutar. Você tem que fazer barulho, se quiser ser ouvida.”
Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter) para Enola Holmes (Millie Bobby Brown) sobre as mudanças que vêm com a revolução, que nem sempre é apoiada por todos. Ou melhor, raramente é.

Miss Harrison (Fiona Shaw) e Mycroft Holmes (Sam Claflin): a representação do patriarcalismo ultrapassado Netflix/Reprodução

FRASES PARA NUNCA DAR OUVIDOS

1. “Precisamos domá-la e montá-la”.
Mycroft Holmes (Sam Claflin) para Sherlock Holmes (Henry Cavill) sobre sua irmã mais nova, Enola, segundo ele, uma garota “selvagem” – só porque ela não se enquadra nos padrões de beleza e comportamento ditados por uma sociedade misógina.

2. “Essas roupas não vão te aprisionar. Vão te libertar! Vão permitir que você se encaixe na sociedade e aproveite seus prazeres.”
Miss Harrison (Fiona Shaw) para Enola Holmes (Millie Bobby Brown), fazendo uma metáfora sobre os tais padrões.

3. “Meninas, vocês estão aqui por um único motivo. Serão transformadas em jovens damas(…) Andem como ensinamos, falem como mandamos, ajam, pensem, sejam como mandamos, e vocês serão esposas aceitáveis e mães responsáveis.”
Miss Harrison (Fiona Shaw), dona do Miss Harrison’s Finishing School, sobre padrões, damas, “bons modos” femininos e o entendimento da sociedade sobre o que é ser uma mulher.

Continua após a publicidade
Publicidade