7 indicações de livros para você conhecer a literatura indígena
Já adiantamos: vale muito a pena conhecer mais sobre as histórias, cultura e principalmente sobre a luta indígena

Você sabia que neste mês está rolando o “Abril indígena”? É muito importante que os povos originários tenham visibilidade e apoio em sua causa, mas além disso, é muito importante para o aprendizado de quem quer aliado, conhecer mais sobre essa cultura e sobre as histórias deste povo. Até mesmo para que o apoio seja feito da melhor maneira.
Na nossa lista de hoje, separamos 7 indicações para você que quer se aventurar na literatura indígena! E já adiantamos: vale a pena, viu?
1. A terra dos mil povos: História Indígena do Brasil Contada por um índio
O livro foi escrito por Kaká Werá Jecupé, indígena de origem tapuia, que é escritor, ambientalista, conferencista e fundador do Instituto Arapoty, uma organização voltada para a difusão dos valores sagrados e éticos da cultura indígena. Esta obra é muito importante para que se entenda o ponto de vista dos povos originários e também carrega uma bagagem étnica e cultural extensa.
2. Ideias para adiar o fim do mundo
Nesta obra, o líder indígena, Ailton Krenak, levanta a reflexão sobre a humanidade não estar separada da natureza. Levando em consideração que nasceu na região do vale do rio Doce, área muito afetada pela extração mineira, o autor nos convida a pensar sobre a importância de cuidar dos nossos espaços, sem colocar o ser humano como superior aos outros seres e a natureza.
3. Vozes Ancestrais: Dez Contos Indígenas
O autor, Daniel Munduruku, procurou neste livro, reafirmar o que costuma dizer “Escrevo para me manter ‘índio'”. Na obra, ele reúne diversas histórias de dez povos indígenas. Com certeza essa leitura será uma imersão cultural!
4. Crônicas Indígenas Para Rir e Refletir na Escola
Apesar do nome, e de realmente ser um título incrível para se trabalhar em sala de aula, essa é uma leitura muito válida para todos. Na obra, o autor Daniel Munduruku busca tratar de maneira didática e descontraída, pautas muito importantes para o ativismo indígena, como por exemplo, a troca da palavra “índio” por indígena.
5. A queda do céu – Relatos de um xamã Yanomami
Essa é basicamente uma obra autobiográfica que escancara a luta do povo Yanomami e um grito de ajuda para a destruição da nossa floresta. Com a leitura é possível entender a importância de se juntar e ser aliado da causa!
6. Contos da floresta
Essa é mais uma leitura para você que quer imergir na cultura do povo indígena. O livro reúne mitos e lendas dos Maraguá, que inclusive, são conhecidos na região do Baixo-Amazonas como “o povo das histórias de assombração”. Demais né?
7. O som do rugido da onça
Diferente dos outros atores citados até agora, Micheliny Verunschk é uma autora branca, mas sua obra ganhou o prêmio Jabuti de 2022 e conta a história de Iñe-e e Juri, duas crianças arrancadas de sua terra natal.
*A redação selecionou os produtos em abril de 2023 – preços sujeitos a alteração. As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.