7 formas diferentes e superdivertidas de brincar de amigo-secreto
Porque inovar é sempre preciso, não é mesmo?
Final de ano é época de esperar ansiosamente pela ceia de Natal, por encontrar amigos e familiares e por passar o Ano Novo em um lugar legal, mas também é o momento perfeito para fazer amigo-secreto. Acontece na escola, no trabalho, na família, na roda de amigos próximos… Haja memória para lembrar todo mundo que você tirou – e dinheiro para comprar os presentes!
Mesmo assim, é muito divertido participar e ficar na expectativa para descobrir o que você vai ganhar. Mas nem sempre precisa ser aquela tradicional brincadeira em que as pessoas sorteiam o amigo, compram o presente, descrevem a pessoa no dia e fazem a entrega. Existem várias outras opções de amigos-secretos bem diferentes, que cabem em todos os bolsos. Te damos algumas sugestões para variar este ano!
1. Amigo-ladrão
É muito divertido e bastante gente costuma fazer! Funciona assim: todos os participantes compram um presente que acham legal e embrulham de uma forma que não dê para perceber o que é. Na hora da brincadeira, os presentes ficam no centro e aí é preciso sortear uma ordem entre as pessoas. A primeira escolhe um dos presentes e abre. A segunda pode, então, escolher se vai roubar o presente da primeira ou pegar algum no centro da roda também – e assim por diante, com as pessoas sempre tendo a opção de roubar de alguém ou pegar um novo.
2. Amigo da onça
Esse tem que levar na brincadeira, hein?! Aqui a intenção é justamente dar um presente que a pessoa não vá gostar. Vale desde alguma zoeirinha pessoal até algo nada a ver, como um dente de alho dentro de uma caixinha de fósforo. Não precisa gastar muito, o importante é usar a criatividade e se divertir.
3. Amigo-surpresa
Para evitar toda aquela confusão de sortear uma vez, sortear de novo, ter gente esquecendo quem tirou ou até mesmo as listas enormes de sugestões do que cada um gostaria de ganhar, essa é uma ótima opção! Os participantes só precisam comprar um presente legal e unissex e fazer o sorteio no dia da entrega mesmo.
4. Amigo-temático
Às vezes, é complicado escolher o que dar de presente no tradicional amigo-secreto. Então, por que não padronizar? São tantas opções! Vocês podem escolher só dar livros, agendas, chinelos, chocolates… É só optar por uma coisa que agrade todo mundo que vai participar e pronto. Já facilita bastante na hora da compra.
5. Amigo-secreto ao contrário
Leva mais tempo porque tem toda uma brincadeira para entregar os presentes. Vamos supor que chegou a sua vez. Ao invés de descrever a pessoa que você tirou, você precisa descobrir quem foi que te tirou. Para isso, você coloca uma venda e a pessoa tem que se identificar para os outros colegas. Quando você tirar a venda, precisa fazer perguntas para os outros participantes, como “É mulher?”, “É moreno?”, até adivinhar quem é!
6. Amigo-artesanal
Tem gente que acha que comprar um presente é muito impessoal, então a sugestão é que as pessoas entreguem algo feito por elas mesmas. Pode ser uma pintura, uma poesia, uma camiseta de DIY, um bolo, um porta retrato, uma caixinha fofa e etc.. Pense em algo que você sabe fazer e que a pessoa que você tirou gostaria – e aí é só colocar a mão na massa. Assim, tudo tem um significado ainda mais especial!
7. Amigo-cartão
Vamos combinar que no final do ano já não sobra muito dinheiro nem para comprar presentes de Natal, quem dirá para fazer amigo secreto. Que tal juntar pessoas bem próximas e fazer pelo menos uma troca secreta de cartões? Vocês se sorteiam normalmente e ao invés de darem algum presente, dão um cartão fofo para marcar a data.
Você já fez algum desses tipos de amigo secreto ou pretende fazer este ano?! Conte para a gente nos comentários!