6 táticas de comunicação para você usar durante uma discussão
Em toda relação, discussões são naturais, mas estas táticas garantem que você se comunique de forma clara e objetiva, evitando ofensas e ataques pessoais

m qualquer tipo de relacionamento, discussões são normais e até necessárias. Isso porque seres humanos são complexos, vão errar ao longo da vida e nem sempre haverá acordo e consenso entre duas ou mais pessoas, sobre qualquer assunto. Quando não há nenhum tipo de discussão, pode ser que as pessoas envolvidas nesta relação estejam escondendo suas opiniões contrárias e até ressentimentos.
Discutir é manter um relacionamento saudável e em construção, já que, sem saber que uma atitude magoa o outro, é quase impossível se desculpar e parar de machucá-lo. Com o tempo, este comportamento pode levar ao afastamento definitivo da relação – pois é, uma discussão poderia evitar isso.
Contudo, é importante entender que extrapolar nas discussões também não traz nenhum benefício. Perder a paciência, trazer assuntos antigos à tona e faltar com respeito são algumas das atitudes que tem o potencial de piorar a situação e até levar a relação a um afastamento.
Uma forma de evitar isso é aprender a discutir da melhor forma possível, comunicando suas questões, problemas, medos e anseios de forma que o motivo central da discussão seja… Discutido. Quando uma briga sai do controle, é comum que o motivo inicial para ela fique perdido e ofensas dominam a conversa.
Dentro do estudo da comunicação, existe uma teoria chamada de ‘comunicação assertiva’ que, embora não trate somente do comunicar em discussões, possui dicas valiosas para estes momentos de briga. A escritora Débora Brum reuniu no livro ‘Comunicação Assertiva: Aprenda a arte de falar e de influenciar’* estas táticas, detalhando como elas podem transformar a sua comunicação tanto em discussões, quanto no dia a dia.
Em um dos trechos mais conhecidos do livro, por exemplo, ela detalha como a forma que nos comunicamos é a chave para conseguir passar o que queremos dizer da forma mais clara e assegurar que o outro lado da conversa consiga realmente entender. “Entre o que eu penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve, o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo”, cita.
As seis principais táticas da comunicação assertiva podem transformar a forma que você discute e se comunica de forma geral nas suas relações. Confira como usá-las em discussões:
- Empatia
Em quase toda discussão, é comum que ambos os lados estejam chateados com alguma coisa e queiram brigar por isso. Quando você demonstra interesse pelo o que o outro tem a falar e mostra que está tentando imaginar como ele deve ter se sentido nessa situação, o rumo da conversa dificilmente será o da briga expansiva e com potencial para ofensas.
Entretanto, sabemos que é difícil ser empático em uma discussão, justamente porque você também deve estar chateado. Mesmo assim, esse é um treino importante: Tentar deixar de lado a raiva e conseguir pensar pelo ponto de vista do outro. No fundo, todos estão chateados e, da mesma forma que você quer que o outro veja pelo seu ponto de vista, o outro deseja a mesma coisa;
- Clareza
Um dos mecanismos mais fáceis de serem ativados em briga é o do sarcasmo e do silêncio, fugindo do assunto da briga. Mas, ele não é o caminho mais rápido e direto para a reconciliação. Se esforce para conseguir expressar a outra pessoa todos os seus sentimentos e mágoas de forma mais direta, mostrando o que o chateou e porque. Isso pode ajudá-la a se desculpar e a entender como não errar novamente;
- Controle emocional
Essa talvez seja a tática mais difícil de ser aplicada a uma briga, mas acredite, é uma das mais importantes. Controlar a raiva é extremamente difícil, mas é importante lidar com a discussão da forma mais madura que você conseguir. Mesmo que seja preciso esperar um tempo para se acalmar e só depois discutir, vá para a briga com calma e controle, pensando no objetivo maior que é fazer as pazes;
- Respeito
Esta tática é parecida com a empatia, mas, ao invés de buscar se colocar no lugar do outro, o exercício aqui é entender que os sentimentos e as opiniões da outra pessoa são válidos, mesmo que você não concorde. Lembre-se que ela se sente dessa forma porque a situação, para ela, teve outro ponto de vista. Por isso, frases que diminuam o que a pessoa está sentindo como “que drama” não cabem aqui, e só pioram a situação;
- Objetividade
A todo momento da discussão, o seu maior objetivo precisa ser conversar sobre o problema e solucioná-lo. Se o foco começar a ser uma briga anterior, ofensas, ataques ou qualquer outra coisa, é extremamente importante que você faça uma pausa e tente retomar a briga para o ponto inicial. Com isso, você consegue se assegurar de que o principal objetivo disso tudo seja alcançado, sem desgastar vocês ainda mais;
- Autoconfiança
Com o tempo, você vai se sentir mais seguro de que está comunicando seus sentimentos de forma clara e objetiva, e se lembrar disso é uma ótima forma de evitar desviar do caminho. Claro que, no começo, é bem mais difícil, mas se você estiver se esforçando para cumprir as outras táticas, pode se sentir mais confiante diante da discussão.