6 maneiras de saber se você está pronta para fazer intercâmbio!

É hora da decisão: você vai ou não fazer intercâmbio no próximo semestre. As inscrições para você cursar o High School (como costuma ser chamado o ensino médio no exterior) começam agora e a volta às aulas é em agosto. É a hora certa para você?   Muita gente tem vontade de fazer um intercâmbio. […]

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 13h26 - Publicado em 17 dez 2015, 19h14

É hora da decisão: você vai ou não fazer intercâmbio no próximo semestre. As inscrições para você cursar o High School (como costuma ser chamado o ensino médio no exterior) começam agora e a volta às aulas é em agosto. É a hora certa para você?

 

Muita gente tem vontade de fazer um intercâmbio. Afinal, quem não iria gostar de morar em um país diferente? Mas, apesar de parecer chique e divertido, não é todo mundo que está preparado para esse tipo de experiência.

 

Por isso, fizemos uma lista com 6 perguntas chaves para você saber se está pronta para fazer as malas!

Continua após a publicidade

 

1- Você quer muito viajar?

Fazer um intercâmbio não é a mesma coisa que viajar com os seus amigos para a praia em um feriado. A distância da sua família e do seu país será muito grande, e a volta para casa um pouquinho mais complicada do que subir a serra. Portanto, antes de fazer as malas, você tem que ter certeza de que quer viver essa experiência e de que vai aguentar ficar longe dos mimos e das pessoas que você ama por tanto tempo, porque se não, sua viagem pode virar longos meses de choramingos.

 

2- Você sabe um pouco da língua?

Continua após a publicidade

Não precisa ser um expert no idioma local do país que você vai morar, afinal você está indo lá para aprender. Mas não saber nadinha da língua não rola também. Lá, você vai estar sozinha e precisando se virar por sua conta, então como você vai pedir uma informação se não souber nem dizer “oi”? E ah, é super legal fazer amigos do mesmo país enquanto viaja, mas não vale ficar falando só português com eles, hein? Pratique o novo idioma, pois essa é sua grande chance!

 

3- Você se adapta com facilidade?

Continua após a publicidade

É preciso ter a “mente aberta”: não quer dizer que você tem que achar todas as atitudes que as pessoas tomam ao seu redor normais, mas você terá que se adaptar. Como estará em um ambiente estranho, não deixe a timidez tomar conta de você. Faça amigos e nunca, nunca mesmo, tenha medo de perguntar ou pedir informações. Mas saiba que muitas vezes terá que abrir mão de coisas que está acostumada a fazer ou ter no Brasil para viver em um novo país.

 

4-Você conhece os costumes e leis do local?

Em alguns países as leis não são muito diferentes das nossas, mas há locais em que algumas coisas que são comuns para nós acaba sendo uma falta de respeito para eles. Por isso, a solução é pesquisar um pouco como as pessoas se comportam e se vestem por lá, assim você não cometerá uma gafe e não se sentirá excluída. A alimentação é um outro desafio. Se você é aquele tipo de pessoa que não gosta de muitas coisas pode ter problemas, pois terá que comer aquilo que cozinharem pra você, já pensou nisso? Tem medo de gatinhos ou cachorrinhos? A família que irá te abrigar pode ter esse pets, e você terá que conviver com eles. Prepare-se para tudo!

Continua após a publicidade

 

5- Você consegue se organizar sozinha?

Acabou a mordomia da mamãe te acordar na hora certa, te dar o dinheiro para o lanche do colégio e dizer a hora que você tem que tomar remédio. Durante o seu intercâmbio você terá que se organizar sozinha na hora de acordar, de fazer a tarefa, de arrumar as suas coisas, administrar o seu dinheiro, em tudo. Em alguns passeios que você poderá fazer com o grupo, os guias dão horários muito específicos que você deve seguir, portanto fique sempre atenta ao relógio.

 

6- Você sabe lidar com diferenças?

Continua após a publicidade

Em um país diferente, você estará cercada de pessoas com culturas distântes da sua, e, portanto não vai ter espaço para torcer o nariz. Tente se socializar e entender como a cultura das pessoas funciona, antes de julgá-los. Isso é uma das partes mais legais da experiência do intercâmbio!

 

E ai, você acha que está preparada? Então é hora de correr atrás!

 

Publicidade