5 métodos de estudo para você testar neste ano e aprender mais
Técnicas como a "Pomodoro" e os mapas mentais vão te ajudar a memorizar mais o conteúdo e organizar suas ideias
ara sair bem nos estudos, é necessário muita dedicação e comprometimento. Mas, além disso, é necessário criar um rotina de estudos estratégica. Se você souber qual a melhor forma que seu cérebro absorve o conteúdo, seus resultados vão ser ainda mais positivos, viu?
Para te ajudar, te apresentamos cinco métodos de estudo para você testar e encontrar qual ou quais se encaixam mais para você. Bons estudos!
Método Cornell
O Método Cornell foi criado em 1940, por Walter Pauk, professor da Universidade Cornell, em Nova York, nos EUA, e tem ajudado muitos estudantes a organizarem seus resumos de estudo desde então. Ele consiste em dividir uma folha (pode ser de caderno, sulfite, etc) em três seções.
Na coluna do lado esquerdo, você registrará as ideias principais do conteúdo e os tópicos a serem estudados. Do lado direito, você fará anotações sobre o tema de forma sucinta e em poucas linhas. Embaixo, no rodapé da folha, será o espaço para escrever, com suas palavras, um resumo do assunto.
Mapa mental
Você é do tipo de pessoa que aprende melhor de forma visual? Então esse é um ótimo método para você memorizar os principais tópicos e organizar o conteúdo na sua cabeça. Não há um passo a passo para montar o mapa mental, cada um pode usar a criatividade para montar da melhor maneira. Mas a dica é pegar um folha em branco e escrever o tema no meio e a partir disso usar setas, cores, desenhos, caixas de texto e símbolos para destrinchar as explicações.
Lembre-se: objetivo do mapa mental é você bater o olho e relembrar toda a linha de raciocínio sobre o assunto em questão.
Técnica Pomodoro
Existem muitas maneiras de tornar a forma como você estuda mais efetiva e menos cansativa – uma delas é fazer pausas para arejar a cabeça. Na Técnica Pomodoro, o fluxo de trabalho é dividido em blocos de 25 minutos sem interrupção, que são chamados de “pomodoros”, separados por breves pausas.
Para começar, você cria uma lista das tarefas que precisam ser realizadas. Programe um cronômetro para 25 minutos e se dedique a uma tarefa dessa, sem perder o foco com notificações de redes sociais ou algo do tipo. Quando o der o tempo, faça uma pausa de 5 minutos e faça alguma coisa diferente, como ir ao banheiro ou tomar um café. Depois volte onde parou e conte mais 25 minutos até a próxima pausa. E quando completar quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa de 30 minutos.
Resumo
Os resumos podem ser uma ótima técnica na hora de revisar a matéria. A dica para criar um bom resumo é fazê-lo conciso, porém sem deixar de lado nenhum conteúdo importante. Para isso, crie tópicos e palavras-chaves das matérias estudadas, assim ficará mais fácil recordar pontos essenciais.
Para otimizar o seu resumo e não cair em ciladas, como copiar todas as páginas do livro ou grifar tudo o que vê pela frente, neste outro texto aqui separamos mais dicas.
Técnica Feynman
Esta técnica criada por Richard Feynman, físico pioneiro em eletrodinâmica quântica e ganhador do Prêmio Nobel, parte do pressuposto que, para entender um conteúdo difícil, você deve simplificar as ideias em sua mente e traduzi-lo em uma linguagem simples, como se estivesse explicando para uma criança.
Neste texto do Guia do Estudante aqui, eles explicam os quatro passos da Técnica Feynman, que pode ser aplicada para aprender qualquer coisa.