5 livros para entender melhor as violências sofridas pelas mulheres
Uma seleção de obras que escancaram diferentes formas de violência contra mulheres e ajudam a entender suas raízes, impactos e urgências sociais
No último fim de semana, milhares de meninas e mulheres se uniram em marchas para pedir pelo fim da violência contra a mulher, após uma onda de feminicídios abalar todo o país. Os casos, infelizmente, estão longe de serem pontuais. Em 2025, o Brasil já registrou mais de 1.180 feminicídios, batendo um recorde na série histórica, desde 2015, quando a Lei do Feminicídio entrou em vigor.
O debate sobre sobre agressões, desigualdade de gênero e os desafios vividos por mulheres todos os dias precisa continuar, e de uma maneira mais aprofundada. A leitura pode ser um caminho interessante para isso. Aqui estão cinco sugestões de obras sobre o tema!
2.
Na obra, a antropóloga Rita Segato ultrapassa as análises superficiais que tentam explicar atos violentos como desvio individual ou patologia. Ela vai além e analisa a lógica da violência de gênero como parte integrante das engrenagens simbólicas que sustentam as relações de poder na sociedade. Para isso, ela usa o entendimento do estupro como “mandato”: um mecanismo estruturante do patriarcado que opera para reafirmar o controle sobre os corpos femininos.
A história de Maria da Penha significa mais do que um caso isolado. Por meio dela, a ativista contribuiu pelos direitos das mulheres e contra
A jornalista
5.
Trazendo sua própria experiência, Adriana Negreiros discute a cultura da violência e o estupro no Brasil, um dos países com maior taxa de feminicídios do mundo, em suas mais variadas formas e expressões. A jornalista chama a atenção o fato de que a agressão contra a mulher não se dá apenas no espaço público. Afinal, os lares podem ser ambientes igualmente opressores, apartados da interferência do Estado.
*Preços consultados em 12 de dezembro de 2025. Sujeitos a alterações. As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Como saber qual é a cor que vai te acompanhar em 2026 e o que ela revela
5 sites gratuitos para sortear o amigo secreto de fim de ano
Datas dos signos do Zodíaco e as características de cada um
2026 terá até 9 feriadões: veja a lista completa e já planeje o descanso





