5 dicas para você se preparar para a prova da Fuvest. É amanhã!

Você estudou e se dedicou, agora é hora de colocar no papel tudo o que aprendeu e arrasar

Por Marcela Bonafé - 26 nov 2016, 12h31

A primeira fase da Fuvest, que é porta de entrada para Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, acontece no próximo domingo, dia 27 de novembro. A prova é composta por 90 questões e aborda temas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês.

fuvest

Como todos os outros vestibulares, é normal que as pessoas que vão prestar fiquem ansiosas. Afinal, para a maioria dos cursos, são muitos candidatos concorrendo por vaga. Mas isso não é motivo para desacreditar! Pelo contrário, se você estudou e se dedicou, agora é hora de colocar no papel tudo o que aprendeu e arrasar. E o que você fizer hoje, no dia anterior ao da prova, pode fazer a diferença no seu desempenho amanhã. Então vem conferir cinco dicas que vão te ajudar nessa!

1. Evite estudar hoje
É mesmo tentador pegar os cadernos e dar uma revisadinha, mas essa não é a melhor ideia na véspera do vestibular! Você teve um ano para se preparar e o que podia assimilar, já assimilou. Tentar estudar tão perto da prova só vai te causar um nervosismo desnecessário, então faça coisas que você gosta e relaxe. Leia um livro, ouça música, veja séries, vá ao cinema…

2. Coma coisas leves
Você não vai querer sentir dor de estômago ou ter algum ~probleminha intestinal~ durante o vestibular, né?! Então é melhor deixar a feijoada, o hambúrguer e a pizza para outro dia. Tente comer alimentos mais saudáveis e leves – e isso vale também para o domingo, quando a prova acontece! Evite gorduras, ok?

Imagem: Amábile Reis
Imagem: Amábile Reis

3. Vá dormir cedo
Ficar cinco horas seguidas fazendo uma prova difícil cansa bastante fisica e mentalmente. Isso porque você fica sentada em uma cadeira que geralmente não é muito confortável e tem que resolver questões de todas as matérias que já aprendeu na vida. Haja disposição! Por isso, quanto mais descansada você estiver, melhor.

Continua após a publicidade

4. Já deixe tudo separado
Para evitar qualquer estresse no dia da prova, aproveite e deixe tudo o que você vai precisar separadinho antes de dormir. Não esqueça: documento de identidade, comprovante de inscrição (não é obrigatório, mas é melhor garantir), caneta esferográfica preta ou azul, lápis, borracha e, se quiser, lanchinho.

A dica é levar água e alimentos leves. É verdade que chocolate ajuda, mas sem exageros, senão ele pode acabar atrapalhando. Alguns objetos são proibidos e não devem ser levados, como relógios, aparelhos eletrônicos, material impresso, acessórios como gorro e boné e quaisquer outras coisas que a Fuvest considere estranha para a realização da prova. Fique atenta!

15224577_10207415470122067_484495491_o
Imagem: Amábile Reis

5. Acredite em você
Parece apenas uma frase de impacto, mas muito do seu resultado depende disso. Para uma prova tão grande quanto a da Fuvest, não basta só estudar. Trabalhar a confiança também é muito importante e te ajuda a ficar mais calma no grande dia. Deixe um pouco de lado o pensamento negativo de que a prova é difícil e tem muitos concorrentes e foque apenas no fato de que você é capaz, sim!

Também não fique se cobrando tanto. Se, por acaso, não der certo este ano, tem vários outros para você tentar. Se for o seu sonho, vale a pena correr atrás o quanto for necessário! Só nunca duvide de você e nem se compare aos outros – as coisas acontecem no tempo que tiverem que acontecer.

Boa prova!

Ah, e não se esqueça de que os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h. Melhor se programar para sair com bastaaante antecedência e não correr risco de ficar para fora.

Continua após a publicidade
Publicidade