5 conselhos para quem vai fazer cursinho pré-vestibular este ano

O ambiente e a rotina do cursinho requerem de você alguns cuidados importantes, estudante. Já comece preparado!

Por Juliana Morales Atualizado em 27 jan 2025, 18h26 - Publicado em 27 jan 2025, 16h00
A

época do cursinho pré-vestibular pode ser bem desafiadora, mesmo. Além da quantidade grande de conteúdos para estudar e simulados para fazer, ainda há toda a questão emocional envolvida, a pressão interna e externa. Mas, acredite, dá para passar por esse período de uma forma mais saudável (físico e mentalmente), apesar das adversidades.

Temos alguns conselhos e dicas de amigo que podem te ajudar nisso. Confira a seguir!

Não entre no clima de competitividade

Todo mundo tem um objetivo muito forte dentro do cursinho: conquistar a tão sonhada vaga na universidade. E, ao mesmo tempo que um pode entender e ajudar o outro, isso pode gerar um ambiente de competição, que não é nada bacana. Fique atento para não entrar nessa mentalidade de disputa, tá? Não vai te fazer bem. Ao invés de pensar em competir com o outro sobre quem estuda mais ou quem tira a melhor nota no simulado, coloque seu foco em melhorar a cada dia e vencer seus próprios limites.

Não se compare

Diante desse clima de competitividade, que falamos no tópico anterior, é muito fácil cair na armadilha da comparação também. O tempo e energia que você gasta se comparando pode ser usado em coisas muito mais úteis, viu? Vale lembrar que, dentro do cursinho, tem pessoas de realidades completamente diferentes e cada indivíduo é único –  fazer comparações sem considerar isso não é nada justo!

Continua após a publicidade

Organize sua rotina – não só voltada para os estudos

Organização vai ser palavra-chave no seu ano de cursinho. Para administrar tantos conteúdos de diferentes disciplinas, você vai precisar ter um planejamento e gestão de tempo bem eficiente. Vale lembrar que cada pessoa tem sua realidade e individualidade, que deve ser levada em consideração, mas testar métodos e estratégias é um ótimo caminho. Neste outro texto aqui, listamos 5 influenciadores que podem te inspirar nesse sentido. Eles falam sobre rotina, organização e produtividade e podem te ajudar a pensar em estratégias mais certeiras para sua rotina também.

Além da organização dos estudos, você precisa ter um tempo reservado para descansar e cuidar de você. Isso é inegociável, ok?

Seja estratégico

Já falamos aqui na CAPRICHO, mas vale repetir: é necessário criar um rotina de estudos estratégica. Se você souber qual a melhor forma que seu cérebro absorve o conteúdo, seus resultados vão ser ainda mais positivos, viu? Para te ajudar, te apresentamos cinco métodos de estudo para você testar e encontrar qual ou quais se encaixam mais para você. Confira aqui.

Faça terapia e tudo o que te faz bem

Nenhum sonho vale a sua saúde mental, certo? Mesmo com a correria e pressão em ano de vestibular, você precisa desacelerar e aprender a se conectar com você nesse momento. O acompanhamento com um psicólogo é de muita valia mesmo, além de fazer exercício físico (outra coisa indispensável) e encontrar hobbies para descansar a mente e aquecer o coração. Isso não é perda de tempo, viu? Na verdade, você vai voltar com as energias recarregadas para ter um desempenho melhor nos estudos.

Continua após a publicidade

Quer uma ajuda? Responda estas perguntas aqui e te indicamos um novo hobby para 2025.

Com tudo isso em mente, aproveite o melhor que o cursinho pode te oferecer e confie no seu sonho. Bons estudos!

 

 

 

Publicidade