Continua após publicidade

5 coisas que você deveria evitar de compartilhar nas redes sociais

Trend no TikTok alerta sobre a importância de filtrar o que você vai expor na internet

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 18h26 - Publicado em 11 ago 2023, 15h24

Nas redes sociais, você é do time “low profile” (que raramente posta algo) ou “high profile” (que, na maioria das vezes, posta cada detalhe)? Caso você faça parte do segundo grupo, será que talvez não seja uma boa repensar um pouco sobre o que anda compartilhando na internet? Principalmente, se você tem um perfil aberto e não tem controle de quem te segue, viu? 

Essa é uma discussão que tem viralizado no TikTok, em vídeos que a galera lista o que elas deixaram de postar, depois que começaram a pensar mais sobre isso. Muitos dos relatos defendem que a privacidade de alguns momentos ou de conquistas, por exemplo, evitam energia negativa ou inveja. Mas não é só isso. Em outros casos pode ser uma forma de garantir maior segurança digital e física.

Pensando em te ajudar nessa reflexão, a CAPRICHO listou cinco informações e conteúdos para você pensar bem antes de publicar.

1. Localização em tempo real 

Isso aqui é tão comum que nem paramos para pensar no quanto pode ser perigoso. Colocar o sticker do local em um story no momento exato que você está em um lugar, dá acesso a qualquer um saber onde e com quem você está. Vamos combinar que esse não é o costume mais seguro do mundo, né?

2. Seu trajeto cotidiano 

Vlogs e vídeos de rotina estão super em alta nas redes, mas é preciso ter um cuidado redobrado com a segurança, como falamos no tópico anterior. Mostrar seu trajeto exato ou dar muitos detalhes das linhas de ônibus e metrô que você utiliza, diariamente, não é uma ideia tão boa.

Continua após a publicidade

@luandasimax #luandasimax #fy #fyp ##virall #viral ♬ som original – Luandasimax

3. Todas as suas vulnerabilidades 

Continua após a publicidade

É complicado, pois, às vezes, só postamos para desabafar, né? Mas nem todo mundo na internet se preocupa de verdade com você. E o pior: podem querer usar isso para te prejudicar. Então procure filtrar mais, para preservar sua energia.

4. Local exato onde você mora

Mais uma vez: se você não tem um perfil fechado nas redes, você não conhece todo mundo que te segue. Preservar onde você mora é preservar sua segurança.

@oliveiraanaju ces acham que é maluquice minha? 🤡 #maquiaefala ♬ august – Taylor Swift
Continua após a publicidade

5. Fotos muito íntimas 

O corpo é seu e você tem direito de postar o que quiser, claro. Só que existem muitas pessoas maldosas na internet, e nunca se sabe quando alguém irá usar suas fotos com más intenções, né? Tome cuidado ao divulgar fotos íntimas.

E aí, gostou das dicas? Esse exercício de filtrar e entender o que você está postando, além de te dar mais segurança e privacidade, pode te ajudar, inclusive, a desapegar da necessidade de postar tudo em tempo real. Produza muitos conteúdos legais, mas não deixe de aproveitar mais a vida fora das telas, combinado?

Publicidade