5 coisas que os meninos podem fazer para apoiar o feminismo

Você não precisa se considerar feminista, mas você pode contribuir para um mundo menos machista. Todos saem ganhando!

Por Isabella Otto Atualizado em 1 nov 2024, 13h30 - Publicado em 30 Maio 2016, 11h50
Recentemente, nos deparamos com a assustadora notícia de que uma garota havia sido estuprada por um grupo de 30 rapazes. Sem mais delongas, é por isso precisamos do feminismo.
Mark Ruffalo e Harry Styles se consideram feministas e apoiam o movimento.
Mas há várias vertentes dentro do movimento. Algumas, como a defendida pela atriz Emma Watson, acredita que todos podem ser feministas, inclusive homens. Por outro lado, a maioria das feministas afirma que meninos não podem se autodenominar feministas, pois não sentem diariamente o machismo na pele – não são violentados sexualmente por serem, simplesmente, meninos. Apesar das muitas discussões sobre o tema, todos podem contribuir para um mundo melhor e mais igualitário. É por isso que listamos 5 coisas que caras podem fazer para apoiar o feminismo:
1. Respeitar o lugar de fala
É extremamente importante estudar o movimento e ir atrás de informações. Homens ainda são favorecidos apenas por serem do sexo masculino, no ambiente de trabalho, em casa, nas ruas. Mulheres são assediadas, recebem salários inferiores, sentem a pressão dos padrões de beleza. É exatamente por não sentirem o machismo na pele, que tudo o que os caras podem fazer é escutar, entender e refletir. Não dá para dizer para uma mulher o que é ou não machismo. Não dá para se colocar no lugar delas e querer lutar por algo que apenas elas sofrem. Rapazes podem apoiar o movimento e dar suporte, mas a luta é das mulheres. 
Continua após a publicidade
2. Não compartilhar imagens que difamam a imagem da mulher
Um jeito que alguns meninos encontram de se vingar de ex-namoradas é espalhando as famosas nudes na web. Eles mandam essas fotos íntimas para amigos sem a autorização da menina. Apoiar o feminismo significa, além de não quebrar a confiança de suas amigas, não compartilhar tais imagens que eventualmente amigos possam mandam em grupos do Facebook e WhatsApp. Garotos podem apoiar o feminismo parando de compartilhar nudes, deletando todo esse tipo de conteúdo do celular e demonstrando indignação cada vez que vê um cara fazendo isso ou tratando essa ~vingança~ como brincadeirinha.
3. Chamar a atenção de amigos machistas
Viu um amigo ou um cara qualquer batendo, xingando, secando ou difamando uma mulher? Faça alguma coisa, pois ficar quieto não vai ajudar ninguém. Apoie a mulher sem tirar o lugar de fala dela e dê um toque nos “machões de plantão”. Dessa forma, você ajudará a menina a se sentir mais segura e mostrará ao homem que aquela atitude é inaceitável. É importante ressaltar que a mulher não se sentirá mais segura só porque foi defendida por homem, mas simplesmente por ver mais uma pessoa ajudando. E não adianta nada fazer o defensor só para tentar agradar a garota, virar as costas e continuar fazendo piadinhas e comentários sexistas. 
Continua após a publicidade
4. Não julgar a aparência e a roupa da amiga
A escolha de usar roupas mais curtas ou mais longas, mais justas ou mais soltinhas, cabe somente à menina. Todas as pessoas são livres para usar roupas que tenham a ver com o seu estilo e a sua personalidade. Não chame a menina de vulgar, não controle a roupa da sua namorada e evite cantar e encarar mulheres na rua, pois muitas delas se sentem desconfortáveis com esse hábitoAlgumas pessoas ainda justificam crimes de abuso sexual usando o comprimento da roupa da vítima. Faça a diferença e lute contra esse discurso totalmente errôneo. Isso é a apoiar o feminismo. Isso é ser um cara legal.
5. Aprender e fazer o trabalho doméstico 
Apoiar o feminismo também é mudar algumas atitudes do cotidiano. Há um abismo na divisão dos trabalhos domésticos e a mulher é quem sai sempre prejudicada. O que adianta falar que é feminista, se nem a sua cama você arruma? Se você deixa todo o trabalho de lavar, cozinhar e limpar para as mulheres da casa, sejam elas mães, esposas ou empregadas? Ainda é válido se lembrar de que a paternidade também é uma tarefa dos pais. Então, faça a sua parte desde já: arrume a cama, lave sua louça, cozinhe por iniciativa própria e ajude sempre que puder.
Continua após a publicidade
Publicidade