5 atividades para você fazer ao invés de pegar o celular logo pela manhã
O hábito de mexer no celular ao acordar parece inofensivo, mas pode ter efeitos bem negativos. Que tal substituí-lo por opções mais saudáveis?

ocê já acorda olhando para a tela do celular? O hábito de rolar o feed sem parar e ver dezenas de vídeos antes mesmo de se levantar da cama é comum entre a nossa galera, mas não deveria. Receber tanto estímulo logo pela manhã pode sobrecarregar o cérebro, aumentando o nível de estresse e diminuindo a capacidade de concentração.
Afinal, ao acordar, o seu corpo e sua mente ainda estão relaxados da noite de sono, e precisam de um tempo para entrarem no ritmo mais intenso. Além disso, pesquisas mostram que o uso de smartphones libera uma pequena carga de dopamina no cérebro, que gera uma sensação “fácil” de prazer e recompensa. O problema é que, ao estar conectado logo de manhã, é como se você estivesse instigando o seu cérebro a buscar essa dopamina durante o restante do dia.
Não é à toa que “brain out”, que traduzida do inglês significa “podridão cerebral” ou “cérebro podre”, foi escolhida como a palavra do ano passado pelo Dicionário Oxford. A expressão designa “a deterioração da mente de uma pessoa ou do estado de seu intelecto”. Ela é causado por processos causados pelo consumo excessivo de material, em especial online, trivial, superficial e que não seja desafiante – ou seja, que não estimule a mente.
Dito isso, temos um desafio para você. Sabemos que é muito tentador pegar o celular quando acorda para ver as mensagens e últimas atualizações, mas que tal ficar, pelo menos, 15 minutinhos offline pela manhã? Você pode substituir a tela por atividades prazerosas e que te fazem bem. Aqui vão algumas sugestões legais para você começar!
1. Adote o hábito das páginas matinais
Já ouviu falar nas páginas matinais? A técnica consiste em escrever três páginas (sim, três páginas), à mão, assim que você acordar. É desligar o despertador e correr pro caderno. Isso vai te ajudar a desacelerar a velocidade dos seus pensamentos para que você consiga colocá-los no papel, além de dar espaço para o que realmente importa. Ou seja, você primeiro limpa a sujeira para, depois, descobrir o que tem valor ali no meio da bagunça. Te contamos tudo sobre essa técnica neste outro texto aqui.
2. Comprometa-se a ler 10 páginas de um livro
Sabemos que, muitas vezes, na correria do dia a dia, a leitura acaba sendo deixada de lado – até por quem aprecia o hábito. Reservar um tempo fixo, logo pela manhã, pode ser uma ótima forma de ficar longe do celular e ainda não correr o risco de passar o dia todo e acabar não conseguindo ter o momento de leitura. Como já falamos aqui na CAPRICHO, para ler mais, você precisa facilitar sua própria vida.
3. Faça yoga
Yoga é mais do que posturas, viu? Segundo a professora Rosine Mello, é uma dança de energia, uma maneira de fluir com o universo. Ao praticá-la, trabalhamos não apenas nosso corpo físico, mas alinhamos cada chakra, trazendo equilíbrio e energia vital. Neste outro texto aqui, preparamos um guia completo para quem quer começar a fazer Yoga.
4. Tome banho e coma seu café da manhã com calma
Pode parecer bobagem, mas tirar um tempo para tomar um banho e tomar o café da manhã sem pressa pode fazer toda a diferença para começar o dia bem. Encare essas atividades básicas como um momento seu – capriche na preparação da comida, acenda uma vela na hora do banho ou coloque uma música. O importante é você se sentir bem.
5. Tire um carta de Tarot
Esta dica é para as místicas de plantão! Muita gente acha que o Tarot só serve para responder perguntas, mas ele também pode ser um grande aliado do autoconhecimento. Puxar uma carta por dia é uma ótima forma de perceber o que está rolando dentro de você. O Tarot funciona como um diário visual que ajuda a explorar seus sentimentos e criar momentos de pausa no meio da correria digital.
Quer uma ajuda? Confira 7 livros para quem deseja começar a ler Tarot.
E aí, vai colocar nossas dicas em prática?