2ª fase Fuvest: as melhores dicas para arrasar na redação!

Depois da comilança e curtição de final de ano, é hora de focar no vestibular

Por Dora Anderáos Atualizado em 17 ago 2016, 12h47 - Publicado em 22 jul 2014, 19h30

O ano-novo já passou e agora é hora de pensar no futuro! A segunda fase da Fuvest já está batendo na porta, mas será que você está preparada? Conversamos com a Maria Aparecida Custódio, professora de redação do colégio e cursinho Objetivo, e pedimos para ela dar os melhores toques sobre a redação. Confira e detone na segunda fase pra começar 2014 muito bem! 😉

1. Algo que a Fuvest valoriza muito é a originalidade! Você deve buscar imprimir marcas de autoria no seu texto, para que ele fique com a sua cara. Afinal, os corretores lerão 30 mil textos sobre o mesmo assunto, você precisa tentar se destacar.

2. Nos últimos anos, a Fuvest tem dado temas de redação atemporais e universais. Isso é ótimo, porque te dá muito mais possibilidades. Você pode explorar seu conhecimento, usar referências históricas para enriquecer a ideia e abusar da argumentação. Se tiver a ver com o tema, faça comparações entre o Brasil e outros países.

3. É legal dar uma olhada nos temas das 3 edições passadas, para saber mais ou menos o que esperar. Você pode treinar esses temas e depois dar uma olhada nas redações nota 10 desses anos que a própria Fuvest divulga, para entender direitinho o que os corretores apreciam.

4. Na hora da prova, mantenha a calma. Leia com muita atenção o tema, identifique o que eles estão pedindo e qual a melhor linguagem para ser usada. Isso é muito importante!

5. Evite usar gírias, frases feitas ou clichês, a menos que o tema peça isso. Usar frases prontas ou comuns faz parecer que você não tem ideias e argumentação próprias.

6. A prova de português é composta por uma redação e 10 questões dissertativas. O mais indicado é que você faça um rascunho da redação primeiro, resolva as questões de português ainda tentando lembrar de algo para adicionar na redação (e se lembrar, corra e anote no rascunho para não esquecer!) e depois volte para o seu rascunho, analisando-o criticamente.

7. Muita gente tem dúvidas se deve usar citações na redação. Isso é opcional: não pode ser forçado, mas se a citação tiver uma relação direta com o assunto, rola usar para enriquecer o texto.

8. Uma boa redação é fruto de esforço: principalmente leitura e escrita. Não é milagre e nem depende de ter ou não inspiração no dia da prova. Use toda a concentração que puder e boa sorte! 😉

Continua após a publicidade
Publicidade