Em 2017, uma pesquisa realizada pelo instituto britânico Royal Society for Public Health mostrou que o Instagram é a rede social mais nociva de todas. Muito disso deve-se àquele conceito de “vida perfeita”propagado na plataforma. Apesar de o movimento body positivity ter mudado esse cenário consideravelmente, ainda há muitas pessoas que, por causa da frustração, acabam sofrendo, desenvolvendo ansiedade e até sendo diagnosticadas com depressão, em casos mais agudos.
Sim, é exatamente isso que você está pensando: é como se a rede social atuasse como um gatilho. Mas e se nós disséssemos que o Instagram também pode funcionar como uma espécie de terapeuta? Há inúmeras contas na rede social que falam sobre distúrbios mentais sem tabu e de forma bastante poética, mas sem romantização.
Escolhemos 15 contas que aquecem diariamente nossos corações com postagens que tranquilizam a mente, trabalham nossa autoestima e nos estimulam a ir atrás de nossos sonhos. Chegou a hora de usar “a rede social mais nociva de todas” a nosso favor!
1. The Sad Ghost Club (@theofficialsadghostclub)
O clube virtual tem um fantasminha como personagem principal, que te dá alguns sustos falando algumas verdades, mas te faz ter coragem para ir além. Está com medo? Vai com medo mesmo!
2. The Latest Kate (@thelatestkate)
Com muita cor e brilho, a artista fala principalmente sobre ansiedade, já que sofre diariamente por ser ansiosa demais. As publicações mixam sempre frases empoderadoras e imagens fofinhas.
3. Sonaksha Iyengar (@sonaksha)
A artista usa o Instagram como um diário. Nele, ela conta seu dia a dia como uma pessoa diagnosticada com distúrbios mentais. Sona adora usar cores fortes e trabalha com elementos da natureza.
4. Silvia Carrus (@silviadoesdrawings)
Toda semana, uma tirinha bem humorada sobre saúde mental é publicada nessa conta pra lá de sincerona.
5. Daniel Duarte (@sigaosbaloes)
Sabe aquelas publicações que enchem os olhos – e o coração? A sua vida vai ficar muito mais bonita depois de seguir a conta deste artista carioca.
6. Pseudo Plutão (@pseudoplutao)
“Um ser feito de tentativas” é como o artista brasileiro se define na rede social. Mas por que Plutão? “Planeta frio e solitário com um coração maior que o corpo”.
7. Chetna (@mosaiceye)
A artista indiana prova que o empoderamento feminino é algo poderoso no controle da sanidade mental.
8. Marcela Sabiá (@marcelailustra)
A ilustradora brasileira aborda temas como amor próprio, aceitação e transtornos alimentares em seus desenhos. Afinal, tudo isso não deixa de ser um problema “público” de saúde mental…
9. Hannah Daisy (@makedaisychains)
Gosta de gatos? Ver imagens de gatinhos fofos faz você se sentir mais alegre? Então, não pense duas vezes antes de seguir a conta da Hannah, uma ativista da saúde mental que é apaixonada por felinos.
10. Laura Athayde (@ltdathayde)
Para a artista, seu Instagram é uma mistura de quadrinhos tristes e piadas ruins. O impacto que o trabalho de Laura tem sobre nós, contudo, é bastante positivo. Você com certeza vai se identificar com os dramas abordados no feed!
11. Gemma Correll (@gemmacorrell)
A britânica mora atualmente nos Estados Unidos, é apaixonada por pugs e aborda assunto pesados que envolvem distúrbios mentais de uma maneira leve e instrutiva.
12. Hana (@frizzkidart)
Ilustrações divertidas com um toque dark? A artista canadense definitivamente sabe dosar esses extremos.
13. Matilda (@crazyheadcomics)
“Eu faço arte sobre distúrbios mentais”, diz a bio da conta da ilustradora. Precisa dizer mais? Não, né? Porque, às vezes, só a arte salva mesmo.
14. Raquel Segal (@aqueleeitaoficial)
A artista brasileira ilustra textos que lê por aí e acha que, de alguma forma, podem inspirar outras pessoas. O #SetembroAmarelo dura o ano todo na conta do projeto Aquele Eita!
15. Ambivalently Yours (@ambivalentlyyours)
Gosta de rosa? A artista usa e abusa dessa cor e adora trabalhar com aquarela. Um verdadeiro respiro para os olhos, a mente e o coração.