13 atividades para fazer depois da aula e acabar com o tédio
Separamos 13 atividades para fazer depois da aula, acabar com o tédio e ainda ganhar um dinheirinho!

Quando você estuda de manhã e fica a tarde toda em casa, às vezes, bate até uma melancolia, né?! Claro que almoçar e ir dormir é uma delícia, mas não precisa ser sempre assim: você pode aproveitar alguns dias da semana para fazer coisas divertidas, para acabar com o tédio, e/ou que vão acrescentar muito na sua vida! O melhor é que, geralmente, também dá para improvisar e não gastar nada. Te damos várias sugestões para aproveitar ~muito bem~ seu tempo livre (inclusive os feriados). Vem ver!
PARA QUEM QUER SE MEXER:
1. Fazer aulinhas diversas
Gosta de dançar? Existem vários ritmos diferentes, desde o clássico ballet até o diferente sapatilhado irlandês. Precisa desestressar? É interessante experimentar alguma aula de artes marciais, como Karatê ou Kung Fu. Quer fortalecer os músculos sem ir para a academia? Bora tentar o pilates ou dançar Just Dance em casa. É cheia de energia e quer gastá-la de um jeito divertido? Crossfit! Sério, opções para queimar calorias e se divertir não faltam. Você também pode optar por treinar esporte em algum clube.
2. Ir para a academia ~pra valer~
Algumas academias disponibilizam as aulas citadas acima, mas, além disso, você tem vários aparelhos para fazer exercícios aeróbicos e musculação e, geralmente, piscina para hidroginástica ou natação. Se você é daquelas que tem uma preguiça enorme de ir para a academia, que tal ver se alguma amiga não vai com você? Aí dá um ânimo!
3. Se exercitar em casa com o Youtube
Olhou os dois itens anteriores e pensou: “Que legal! Pena que é caro…”? Sem problemas. É só entrar no Youtube e procurar vídeos de aulas de dança ou de treinos para fazer em casa mesmo. Se você levar a sério, é realmente muito eficiente!
PARA QUEM TEM UMA VEIA ARTÍSTICA:
4. Entrar em um grupo de teatro
Mesmo que você não queira seguir a carreira de atriz, fazer teatro costuma ser muito agradável – além de ajudar os mais tímidos a se soltarem. Com a arte, você também fica mais desenvolta, se comunica melhor, faz vários amigos e aproveita o tempo livre da melhor maneira possível: se divertindo e estudando muuuito!
5. Participar de um coral
Não precisa, necessariamente, ter uma voz excepcional para fazer coral, sabia? Você vai aprender várias técnicas que vão te deixar, no mínimo, afinada. O que vale é o prazer e a diversão em estar participando. Suas cantorias no chuveiro jamais serão as mesmas!
6. Fazer aulas de desenho
Se você já tem um talento nato com os traços, pode ser um jeito de aprimorar e descobrir novas formas de ilustrar. Mas se você não souber desenhar muito bem, as aulas de desenho são uma opção lega para aprender. Pode até virar um hobbie! E existem lugares que dão aulas especializadas, como, por exemplo, de mangá. Vale procurar os estilos que você mais gosta.
7. Aprender a tocar um instrumento musical
Uma sábia dica: aproveite enquanto você ainda tem bastante tempo livre para aprender e praticar. Depois que você começa a faculdade e até a trabalhar, vai ficando mais difícil. Então, se você tem vontade de aprender a tocar algum instrumento, vá em frente! Essa é a hora, porque não basta fazer uma ou duas aulas por semana – também é importante treinar em casa.
PARA QUEM TEM SEDE DE CONHECIMENTO:
8. Fazer aulas de reforço
Sabe aquela matéria impossível difícil, que não entra na sua cabeça por nada? Antes que as coisas comecem a acumular e a situação piore, você pode começar a fazer algumas aulinhas para superar essa dificuldade. Vale professor particular, videoaulas e até mesmo algumas escolas que só oferecem aulas de reforço. Além de te ajudar a conseguir notas melhores na escola, com certeza vai fazer uma diferença na hora de estudar para o vestibular também!
9. Começar um curso de idiomas
Se você nunca fez um curso de inglês, vale a pena começar por ele, afinal, hoje é uma língua que várias empresas exigem. Caso já tenha aprendido, por que não investir seu tempo para aprender mais um idioma? É sempre um diferencial e costuma ser divertido. Existem cursos online e presenciais – e as aulas do curso regular costumam acontecer uma ou duas vezes por semana! E se não quiser/puder gastar com isso, hoje já tem vários programas, sites e aplicativos muito didáticos para te ajudar. Busuu, LinguaLeo, Babbel, Duolingo… é só pesquisar o que mais te agrada!
10. Participar de um grupo de estudos
Em algumas escolas, alunos que têm muita facilidade em uma matéria costumam organizar grupos de estudos para ajudar os colegas. Já procurou saber se isso acontece na sua? Se não, conversar com o pessoal pode ser uma boa ideia para criar um, onde cada aluno que quiser participar se predisponha a ensinar, tirar dúvidas e propor exercícios daquela disciplina que vai bem.
11. Pesquisar e fazer planos
Já pensou em fazer intercâmbio (de longa duração ou de férias)? E em tentar ingressar uma faculdade no exterior? Ou, talvez, imaginou alguns cursos legais que gostaria de fazer sobre um assunto que goste? Mesmo que não tenha tanta certeza se vai conseguir ou não, é interessante (e até divertido) começar a pesquisar sobre tudo isso. Os melhores lugares, preços, pacotes, tempo… assim, quando você quiser concretizar, já tem noção de como funciona e pode focar com mais certeza. Esses tipos de pesquisa costumam levar tempo porque são muitas opções, então quanto antes, melhor!
PARA QUEM JÁ QUER TRABALHAR:
12. Fazer voluntariado
Lugares precisando de voluntários é o que não falta! Você pode frequentar uma creche para ajudar as crianças, passar umas horinhas com idosos num asilo, procurar ONGs relacionadas ao que você gosta (animais, por exemplo)… O mais legal é que o tempo que você investir será pago com muita gratidão e sorrisos. E isso não tem preço!
13. Trabalhar e juntar um dinheirinho (dentro da legalidade, ok?)
Algumas empresas têm programas de menor aprendiz, que contratam pessoas a partir de 14 anos, basta se candidatar à vaga. Outra opção é ver lojas e estabelecimentos que também aceitam menores de idade e cumpram com as normas da Constituição Federal. Usar o tempo livre à tarde para trabalhar é interessante, porque é uma forma de ganhar experiência, além de começar a juntar um dinheirinho próprio. Daí, já rola até investir naquele intercâmbio do item 11!
E então, já faz uma dessas coisas? Que outras atividades legais você conhece?