Continua após publicidade

11 lições que aprendemos com os filmes indicados ao Oscar 2024

Nem só de produções incríveis e um elenco de peso vive um filme indicado ao Oscar, mas de bons ensinamentos também

Por Mavi Faria Atualizado em 9 mar 2024, 10h11 - Publicado em 9 mar 2024, 10h00

Os filmes indicados ao Oscar já são reconhecidos pela Academia como fortes concorrentes à sonhada estatueta de Melhor Filme do Ano, e sabemos que eles possuem características técnicas e artísticas que os fazem se sobressair aos outros. Mas não só isso! Além da qualidade ímpar em relação à produção, elenco e produto final, esses filmes também possuem histórias poderosas e inspiradoras que nos encantam e nos ensinam lições poderosas.

Sabe quando saíamos do cinema e ficamos pensando por um tempo sobre o que assistimos? É daí que podem surgir reflexões e pensamentos importantes para você. A premiação já é no próximo domingo (10) e, se você ainda não conferiu os indicados a melhor filme, pode se interessar pelas mensagens que reunimos a seguir!

LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM OS INDICADOS AO OSCAR

Anatomia de uma Queda

1. Somos responsáveis por todas decisões que tomamos, e culpar outra pessoa por nossos erros é fugir de um problema em uma rua sem saída. No final do dia, quem vai precisar cuidar da situação é você – é bem mais fácil resolver as consequências quando aceitamos que isso é nossa responsabilidade.

Continua após a publicidade

2. Lutar pelos sonhos, viver aventuras e experimentar a vida são ações que exigem tomadas de atitude (e das importantes) e muitas tentativas. É impossível saber se você tem o dom da pintura, da escrita, do canto, da dança ou de qualquer outra área se não se desafiar e tentar (só você pode fazer isso por você!).

3. Não importa o quanto nos esforçamos para ser a melhor pessoa que podemos, sempre que possível, seremos julgados por colegas, vizinhos, desconhecidos e pela sociedade de forma geral, que vai buscar características da nossa personalidade para nos transformarmos em um vilão – é muito mais fácil acreditar no vilão do que no mocinho.

Independente da justificativa, seja moral, comportamental ou até mesmo uma mentira inventada, a opinião dos outros será formada com base no que eles acreditam.

Continua após a publicidade

Assassino da Lua das Flores

4. Confiança é uma dádiva que devemos confiar apenas àqueles que realmente conhecemos e merecem – às vezes nem mesmo um parente, um ‘amigo’ ou até mesmo alguém com quem você se relaciona, merecem sua confiança.

Especialmente quando tem dinheiro envolvido, a maioria das pessoas vai esquecer da empatia, do amor ao próximo e do respeito e, por isso, desconfie de qualquer pessoa que tente se aproximar de você em busca de ganhar algo, além do dinheiro, em troca.

Barbie

5. Nenhuma mulher, nem uma conhecida, uma famosa ou uma que você acompanha nas redes, é perfeita, não importa o quanto pareça que sim. A ideia de perfeição foi criada socialmente para pressionar garotas a tentarem alcançar esse ideal impossível. Nem mesmo a Barbie, a boneca mais estereotipada e ‘perfeita’ do mundo está livre disso e nem você precisa querer estar ou lutar contra esse fato.

Continua após a publicidade

6. A sororidade é uma arma poderosa. Quando nos unimos a outras minas, nos tornamos mais fortes porque elas conseguem entender nossas inseguranças, pressões, expectativas, sonhos, medos e ansiedades de forma mais verdadeira, até porque, muitos desses sentimentos são bem parecidos entre nós.

Ser mulher não é nada fácil, mas as dificuldades podem ficar um pouco mais leves se você estiver rodeada com outras garotas que te apoiem, te acolhem com paciência, com empatia, não te julgam ou criam rivalidade feminina do nada. Juntas somos muito mais fortes.

Os Rejeitados

7. Em momentos difíceis, é normal nos afastarmos das pessoas por medo de nos machucarmos ainda mais, o que é um erro, porque são justamente nessas fases que precisamos muito de uma rede que nos apoie e acolha. Por isso, responder ao mundo com dor quando estamos magoados não traz nenhum bem e pode realmente afastar as pessoas que se preocupam conosco e nos amam.

Continua após a publicidade

8. A empatia pode vir de onde menos esperamos, até porque nem sempre sabemos do passado de todas as pessoas que convivem com a gente. Pode ter uma galera na escola, nos grupos maiores de amigos ou na vizinhança que deve ter passado por uma situação parecida com a sua, e o reconhecimento da dor um do outro, como da rejeição, é um fator muito importante na recuperação e ajuda mútua dos dois.

Pobres Criaturas

9. Somos pessoas capazes de pensar pela nossa própria cabeça e de decidir o que é melhor para nós, na maior parte do tempo. Sabe quando ouvimos “me escuta, eu sei o que é melhor para você”? Nem sempre é verdade, porque a única pessoa que consegue te conhecer de verdade, do que você precisa e do que você quer é você.

Mas atenção: não adianta comunicar isso com violência ou agressividade, porque ninguém vai te ouvir. Na maioria das vezes, quando alguém nos diz isso é com preocupação e cuidado, então é preciso pensar com bastante clareza e comunicar o que você pensa com tranquilidade, para o outro entender seus motivos.

Continua após a publicidade

Isso vale para gostos, jeitos, sonhos e até para expectativas criadas socialmente – que são muitas, por sinal, principalmente para as mulheres. Por mais que todos ao seu redor esperem que você tome atitudes de determinada forma porque é o ‘esperado’, no fundo, você sabe o que é melhor para você.

Zona de Interesse

10. Às vezes, estamos inseridos em um grupo (ou em uma sociedade) que está tão acostumada a praticar o mal que normalizamos atitudes desse tipo. É aquela coisa do “ah, se todos estão fazendo, porque eu vou fazer?”.

A verdade é que mesmo que todos façam isso, ações como insultar, xingar, menosprezar, inventar mentiras sobre alguém ou insinuar coisas na vida real e na internet – alô, bullying – não são nada boas e não está tudo bem repeti-las. A responsabilidade e as consequências dos seus atos também irão cair sobre você, independente de com quem você esteja.

Vidas Passadas

11. A vida é uma imensidão de possibilidades. E nunca teremos controle das outras milhares de realidades que poderíamos ter vivido se tivéssemos tomado uma decisão diferente no passado.

Gostou das dicas? Se ainda não assistiu os filmes do Oscar, confira aqui onde pode encontrá-los! 

Publicidade