10 vezes que uma poesia disse tudo o que você estava sentindo
É Halloween, mas também é Dia da Poesia!
Você sabia que hoje é Dia Nacional da Poesia? Até 2014, ele era comemorado em 14 de março, que seria aniversário de Castro Alves. A partir do último ano, no entanto, a data mudou para 31 de outubro, por causa de Carlos Drummond de Andrade. Independentemente disso, todos os poetas merecem uma homenagem. Pode ser que você ache poesia uma coisa meio chata, principalmente por causa das aulas de literatura onde você analisava poemas bem antigos, mas existe uma infinidade de versos incríveis por aí que com certeza conseguem te tocar e até te fazer gostar de poesia. Temos certeza de que o Rafa Vitti concorda! 😉
1. Sabe aquele momento na vida em que começam a surgir vários problemas para resolver e parece que nunca vai acabar? É difícil mesmo e até meio sufocante, mas faz parte. O Paulo Leminski te entende.
2. Quem nunca sentiu saudade? Pode ser de um lugar, de uma data, de uma pessoa ou talvez de um momento. A verdade é que, independentemente do motivo, esse sentimento machuca um pouco – e o Patativa do Assaré descreve bem como funciona.
3. Problemas, saudade… mas a poesia também fala de coisas muito boas. Que tal o amor? Aquele amor puro, verdadeiro e eterno retratado pelo Vinícius de Moraes e que um dia as pessoas esperam encontrar.
4. Só que pode ser que uma hora esse amor todo acabe. Ou será que não?! Aparentemente para o Mario Quintana não foi fácil esquecer alguém – e a gente sabe bem como é. Tira esse boy que não te merece da cabeça, miga.
5. Quando se é adolescente, chega uma fase em que o mundo começa a cobrar que você escolha o que vai fazer no futuro. Mas às vezes você apenas não tem ideia, não quer ser só mais um e se pergunta o porquê de termos que ser exatamente alguma coisa. Se estiver nesse momento, talvez se identifique com o Manoel de Barros.
6. Você provavelmente já ouviu alguém dizer que “no meio do caminho tinha uma pedra” e nem sabia que isso vinha de uma poesia de Carlos Drummond de Andrade. Pois é, surgem desafios na vida de todo mundo.
7. E quando você tenta conhecer outras pessoas para esquecer alguém? Parece que a Ana Cristina César já passou por isso.
8. Tem dias em que a gente acorda meio rebelde, de mal com a vida, “da pá virada”, como costumam dizer, e sem motivo nenhum para isso. Sei lá, só acontece, não é, Leminski?
9. Como não desacreditar do amor depois deste ano? É o fim de Fátima Bernardes e William Bonner, de Angelina Jolie e Brad Pitt. Se Fernando Pessoa vivesse nesta época, essa revolta toda com o amor estaria bem representada em uma poesia.
10. Ah, o tempo. Não tem vezes em que você pára e percebe que ele está passando rápido de mais? Você pisca e o mês já acabou, as crianças cresceram e você já está na faculdade. O Mario Quintana já pensou no que faria se o tempo voltasse. E você?
E aí, se identificou? Quais outras poesias já te representaram?