10 mitos e verdades sobre lentes de contato | Capricho

10 mitos e verdades sobre lentes de contato

Lentes de contato prejudicam os olhos? Elas podem dar dor de cabeça? Qualquer pessoa pode usar? Descubra!

Por Isabella Otto Atualizado em 22 mar 2018, 15h58 - Publicado em 8 ago 2017, 18h03

É na adolescência que, muitas vezes, queremos usar lente de contato pela primeira vez. A negociação com os pais nem sempre é fácil e saber os prós e os contras deste produto é essencial para você levar a melhor! Por isso, com a ajuda da Dra. Liane Touma Falci, oftalmologista e gerente médica da Johnson & Johnson Vision Care, a CAPRICHO desvendou alguns dos principais mitos e verdades sobre as lentes. Confira!

Reprodução/Reprodução

1. Existe apenas um tipo de lente de contato
MITO. São quatro modalidades de descarte: as lentes convencionais, que duram até um ano, as programadas para serem descartadas mensalmente, as lentes que duram até duas semanas e as de descarte diário. Além disso, atualmente, há o que chamamos de lentes de realce, aquelas que deixam nossos olhos mais bonitos. “Elas corrigem a visão e realçam o anel limbar, o contorno mais escuro que temos ao redor da íris”, explica a Dra. Liane Touma Falci.

2. Cada modelo tem a sua particularidade
VERDADE. Assim como os óculos, existem lentes de vários modelos e indicada para vários casos. Você sabia que, por exemplo, as mais saudáveis são as de descarte diário? Isso porque nós a tiramos da embalagem, colocamos ela diretamente nos olhos e as jogamos fora à noite. Ou seja, por serem menos manuseadas, as chances de trazerem alguma complicação são bem menores. Além disso, elas são mais confortáveis, pois nunca estão vencidas (e perceber que a lente venceu quando ela já está no olho é terrível, né?).

3. Nem todo mundo pode usar lente
VERDADE. 90% da população consegue tranquilamente se adaptar à lente, seja ela gelatinosa ou rígida. Entretanto, o produto é contraindicado para pessoas que apresentem alguma inflamação ocular, alergia a algum dos componentes ou dificuldade na lubrificação dos olhos. Há tempos, existia aquela dificuldade de encontrar lente para pessoas que tinham miopia e astigmatismo, mas atualmente, com a tecnologia avançada, já existem opções também para esse caso.

Reprodução/Reprodução

4. O uso indevido da lente pode causar cegueira
VERDADE. A Dra. Liane alerta que são raros os casos, mas pode acontecer. “A Acanthamoeba é um protozoário que pode estar presente em ambiente úmidos, como na pia do banheiro e na própria água. Uma vez em contato com a lente, e a lente em contato com os olhos, ela é de difícil controle e tratamento e, geralmente, a pessoa perde a visão”, afirma. Por isso, os cuidados com o produto precisam ser diários, para evitar infecções, pois mesmo as mais leves são perigosas (e bastante incômodas).

5. É preciso higienizá-las diariamente
VERDADE. Não adianta só lavar a mão antes de colocá-las ou retirá-las, viu? É preciso limpar o estojinho todos os dias. E nada de lavar com água quente ou soro fisiológico! O recipiente deve ser higienizado apenas com a solução multipropósito (o líquido da lente de contato). Então, colocou a lente, lavou o estojo com o líquido e o deixou secando de barriga para baixo, posicionado sobre um papel, ok? Nada de usar o mesmo líquido uma semana. As lentes também devem ser limpas em dois momentos: antes de colocá-las no olho e antes de guardá-las no estojinho.

Continua após a publicidade

6. As lentes cosméticas que os cosplayers usam são mais incômodas
VERDADE. Antigamente, quando a tecnologia ainda não era tão avançada, as lentes para cosplay eram ainda mais grossas. Hoje, as coisas já estão um pouco melhores. A oftalmologista só dá uma dica para quem usa a lente especial de vez em quando: nada de esquecê-la e só se lembrar dela quando for usar. É preciso limpá-la a cada dois ou três dias, para garantir a validade do produto. Colírios podem ser usados para aliviar o incômodo, mas, como são medicamentos, é importante conversar com um médico antes, para saber qual comprar.

Reprodução/Reprodução

7. Não é indicado usar lente por muitos anos consecutivos
MITO. Algumas pessoas gostam de parar de usar lente por um tempo, para descansar os olhos. Sem problemas, mas não é algo obrigatório. Se usadas corretamente e forem sempre higieniza-las, é possível usar lentes pelo resto da vida, todos os dias. Ah! Vale lembrar que alguns médicos, por exemplo, pedem que você fique uns dias usando óculos antes de o exame de vista, para que não ocorra nenhuma alteração no resultado, mas isso não é um consenso. “Eu, por exemplo, gosto que os pacientes venham de lente ao consultório, até para eu ver se está tudo certinho com elas”, conta a Dra. Liane.

8. Lentes podem dar dor de cabeça
MITO. Algumas pessoas dizem que sentem dor de cabeça depois que usam lente de contato por muito tempo. A doutora diz que, na maioria dos casos, a dor tem outras explicações, como vista cansada. Contudo, ela alerta: “A adaptação da lente é um exame dinâmico. Então, se estiver sentindo qualquer desconforto, procure um oftalmologista. Às vezes, pode ser intolerância à lente”; mas é difícil.

9. Elas ressecam com o ar-condicionado
VERDADE. É justamente por isso que não é indicado fazer viagens longas de avião usando lente, porque elas ficam ressecadas e você não pode nem tirar um cochilo. Que drama, né? Liane Touma, porém, dá uma boa notícia: hoje, já existem lentes para serem usadas em ambientes desafiadores, como em escritórios em que as pessoas não sabem usar o ar. (risos) A tecnologia utilizada mantém as lentes lubrificadas por mais tempo, dando uma maior sensação de alívio.

Reprodução/Reprodução

10. Colocá-las em um recipiente com água por apenas algumas horas não tem problema
MITO. Essa é uma saída que muita gente encontra quando vai dormir fora de casa e se esquece de levar o líquido e o estojinho da lente de contato. Provavelmente, todos os usuários vão dar esse truque uma vez na vida. Contudo, a doutora alerta para os riscos altíssimos de contaminação. “O fato de a água ser potável não significa que ela seja estéril”, explica Liane. Ou seja, para limpar e armazenar a lente, só usando a solução multipropósito, ok? Nada de dar sopa para o azar!
As lentes são excelentes formas de correção visual, além de serem confortáveis e saudáveis, se usadas corretamente. Não existe uma idade mínima para começar a usar.

A oftalmologista Liane Touma Falci surpreende dizendo que até crianças podem fazer uso, mas, é claro, precisarão de maior suporte dos pais. O mais importante é não relaxar. Quando algo entra em nossa rotina e fica ~íntimo~, temos a mania bastante errada de começar a tratar essa coisa com descaso; e é justamente aí que os problemas podem aparecer! Por isso, bora cuidar muito bem desses olhinhos, combinado?

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade