10 dramas enfrentados por quem não aguenta mais estudar à distância

Vida que segue, e o EAD também...

Por Gabriela Junqueira - Atualizado em 2 out 2020, 15h25 - Publicado em 25 jun 2020, 11h00
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Atenção: esta matéria é uma zoeira para aliviar a tensão!

Muitos estudantes, do ensino fundamental ao mestrado, estão vivendo pela primeira vez a experiência de estudar à distância, por causa da pandemia de coronavírus (lembra quando e gente achou que a quarentena duraria duas semanas?). Apesar de ser um privilégio ter acesso à educação no Brasil e uma estrutura, como computador e serviço decente de internet, para o EAD, muitos dramas vividos pelos alunos são iguais. Tipo:

1. A dificuldade para manter a rotina
Querendo ou não, com as aulas presenciais, ela fica mais definida. Você sabe que horas precisa sair de casa para chegar ao colégio, quanto tempo vai ter de pausa entre as aulas, que vai encontrar seus colegas e conversar sobre as matérias. Em casa, com as lives e aulas gravadas, muitos estão trocando o dia pela noite, num pique meio “férias sem fim”, e encontrando dificuldades para reorganizar a rotina.

2. Problemas com a conexão
Você pode até ter uma internet legal, mas quem nunca enfrentou um problema com a conexão nesta quarentena que atire a primeira pedra! No começo do mês de maio, por exemplo, moradores de vários bairros de São Paulo relataram problemas com o sinal. E as dificuldades sempre aparecem nos piores momentos, já reparou? Como naquela hora em que o professor está explicando uma matéria difícil ou você está apresentando um trabalho. Puts!

3. Se organizar (e ter paciência) para fazer trabalhos em grupo
Com o ensino à distância, os horários de cada um estão mais diferentes, e assim fica difícil reunir todo os integrantes do grupo para terminar de montar a apresentação, né? E, verdade seja dita, como a entrega é de casa e costuma ser até às 23h59 do fim do dia marcado, muita gente costuma deixar tudo para o último segundo. #nãojulgamos

4. Ficar perdida com as anotações
Escrever no Word, em um documento no Drive, no caderno, no Bloco de Notas ou em todos os lugares? Com tantas opções, é fácil acabar deixando anotações por toda parte e se atrapalhando na hora de estudar. Falando nisso… Aonde está aquele resumo que você fez, hein? (risos nervosos) 

5. Deixar tudo para a última hora
Como você está em casa e, em alguns casos, tem mais tempo livre que na sua rotina normal, a tentação de deixar para entregar os trabalhos no último minuto aumenta. Vai dizer que não?!

Continua após a publicidade

6. Ter muitas falhas na comunicação
É possível dividir as tarefas daquela atividade em grupo à distância? Sim, mas fique ligada para separar tudo certinho – e atenção aos prazos. Já aceite: provavelmente seus colegas vão demorar mais para responder. Até porque, hoje, quem ainda faz ligações, né? Mas, às vezes, é necessário.

7. O barulho em casa
É sua irmã assistindo desenho na sala, sua mãe fazendo alguma pergunta bem na hora da aula, seu cachorro latindo, seu pai na cozinha… Com tanto barulho, fica mais complicado de se concentrar mesmo. Bora contar até 20!

8. Os horários
Se as aulas são gravadas ou realizadas de alguma maneira que você pode assistir em outro horário, a tentação de dormir até mais tarde e ver depois já deve ter surgido por aí. Só fica esperta para que essa rotina desregrada não vire uma bola de neve! Pode ser complicado lidar com a avalanche depois…

9. O excesso de trabalhos
Há professores (que nem são professores, são anjos) que entendem que o momento não é o melhor para passar aquele trabalho gigantesco, que a distância deixa tudo mais delicado e que está todo mundo com a cabeça cheia de preocupações por causa da pandemia. Mas outros seguem passando trabalhos normalmente, cobrando como se não houvesse amanhã e ainda usando a desculpa de que agora estamos em casa. Uns queridos, não?! 

10. As provas
Avaliação à distância? Oi?! Muitos alunos estão sentindo aquele friozinho na barriga só de imaginar como será isso… Aliás, você já teve alguma neste período?  

Você se identificou com algumas dessas situações? Com todas? Como está sendo estudar de casa? 

Continua após a publicidade
Publicidade