10 dicas para começar a trabalhar e juntar sua grana
Conquistar sua liberdade parece uma ideia incrível? Então leia essa matéria começe já!
Trabalhar é legal por vários motivos. Além de ter o seu dinheiro e poder comprar o que quiser, você cresce, amadurece e aprende muitas coisas novas. Pra te ajudar a dar o start, conversamos com a Gisella Sa-Pipatpam, designer de experiências para o desenvolvimento humano. Dê uma lida nessas dicas e mão na massa!
Trabalhe com o que ama
Talvez a dica mais importante seja tentar trabalhar com algo de que você goste. Quando a gente trabalha com o que ama, faz aquilo com prazer e mal vê o tempo passar! Pense sobre os seus interesses e busque fazer algo na mesma área. A Aline Drulis, 16, da Galera Capricho conseguiu: “Faço aula de dança e o figurinista percebeu que eu tinha talento para maquiar. Visitei o ateliê dele e amei tudo! Ele me chamou para ajudá-lo a maquiar em festas grandes e até nos desfiles de Carnaval. Aprendo muito fazendo o que amo, e ainda ganho cachê. Não preciso pedir mais nada para os meus pais!”.
Use seus talentos
Todo mundo é bom em algo! Tente descobrir no que você manda bem e invista pra valer naquilo. Se ainda não sabe, vale testar coisas novas e perguntar para as pessoas mais próximas se já notaram algum talento seu!
Contato é tudo
Quando descobrir do que gosta, conte isso para amigos e familiares e tente unir forças para realizar seu sonho. Converse com pessoas do mesmo interesse, visite eventos ou palestras sobre o assunto e acumule contatos. mais tarde, você usará isso a seu favor.
Preste atenção
Muitas vezes, deixamos passar oportunidades legais em nossas vidas porque simplesmente não prestamos atenção suficiente. Busque formas de aprender e evoluir, se mobilize a partir do que acontece a sua volta. Fique antenada!
Acredite em você
Pra começar qualquer coisa, é preciso acreditar. Você tem todo o potencial de fazer algo acontecer, basta querer. Sonhe grande, comece pequeno e continue sempre! A Gisella Sa-Pipatpam, por exemplo, começou vendendo coisas pequenas. ?Eu tinha 13 anos e queria trabalhar com algo de que gostasse. Comecei vendendo sabonetes artesanais, peças de cerâmica e até bijuterias para família e amigos.?
Conheça quem já faz
Vá atrás de pessoas que trabalham com o que você quer trabalhar. Peça para acompanhar o seu dia-a-dia e fique uma semana aprendendo. Será bem legal descobrir as partes boas e ruins da profissão.
Encontre mentores
Adote padrinhos. Convide para estar ao seu lado pessoas que saibam fazer o que você deseja aprender. Eles podem te apoiar, incentivar e motivar, além de abrir caminhos interessantes. Pergunte tudo o que quiser e absorva o máximo que conseguir.
Não aceite qualquer coisa
Em uma entrevista, você também deve avaliar se quer mesmo trabalhar nesse lugar. Conheça o espaço, pergunte sobre o tipo de trabalho e o dia-a-dia. Só aceite se se sentir segura de verdade!
Dinheiro não é tudo
Não pense apenas no dinheiro que você vai ganhar ao escolher um trabalho. Pense no que você pode aprender com essa experiência: quais habilidades você vai ganhar e o que pode tirar disso no futuro. Afinal, só o dinheiro não te motiva o suficiente para fazer tudo bem feito. ?Recusei um trabalho em um banco para trabalhar escrevendo para um site. Ganho um terço do que ganharia se tivesse aceitado o outro emprego, mas sou muito mais feliz assim?, contou a Carolina Ruiz, de 19 anos.