Dicas para você acertar a receita do ‘morango do amor’ de primeira
A professora de confeitaria Denise Petinati ensina o passo a passo e alerta sobre os erros mais comuns para evitar

e você entrou entrou nas redes sociais nesta semana, certamente se deparou com o vídeo de alguém se deliciando com a sobremesa do momento: o morango do amor. Inspirado na clássica maçã do amor, o doce caramelizado virou um verdadeiro sucesso na internet, alavancando as vendas de docerias e confeiteiras que oferecem o produto.
Mas muitos jovens estão optando, ao invés de comprar pronto, se aventurar na cozinha para fazer o seu próprio morango do amor – e, claro, mostrar todo o processo nas redes. Se você já tentou e não deu muito certo, ou não sabe nem como começar, não se preocupe: a CAPRICHO pediu ajuda para a professora de confeitaria Denise Petinati, que explicou o passo a passo e ainda deu dicas para acertar a receita de primeira. Anota aí!
Receita do ‘morango do amor’
Brigadeiro de Leite em Pó
Ingredientes
• 1 Lata de Leite Condensado
• 200g _ Creme de Leite UHT 25%
• 50g _ Leite em Pó
Preparo
Na panela coloque o leite condensado e o leite em pó e misture até ficar homogêneo. Adicione o creme de leite, misture bem e leve ao fogo médio, mexendo até obter o ponto de brigadeiro de enrolar. Transfira para um prato e espere esfriar. Usei 50g de brigadeiro em cada morango.
Higienização dos Morangos
• Lave a fruta em água corrente;
• Em uma vasilha prepare a solução satinizante: dilua 1 colher de hipoclorito de sódio em 1 litro de água, misture e coloque os morangos na solução por 15 minutos;
• Lave bem em água corrente após a imersão para remover a solução;
• Segue cada morango com cuidado, pois qualquer vestígio de umidade pode arruinar o preparo.
Calda de Caramelo
Ingredientes
- 360g de açúcar refinado;
- 230g de água;
- 40g de glucose de milho;
- 1,5g de corante em pó vermelho hidrossolúvel;
- 1g de pó dourado.
Preparo
- Em uma panela pequena coloque os ingredientes, misture delicadamente pra não deixar resíduos de açúcar na parede da panela e leve ao fogo médio/baixo;
- Não mexa com colher em nenhum momento e aguarde a calda atingir 145ºC. (Obrigatório uso do termômetro). Desligue.
- Incline a panela, mergulhe e gire o morango segurando pelo palito. Bata na borda da panela para remover o excesso de calda e coloque sobre tapete de silicone.
- Após banhar, espere esfriar, retire o palito girando.
- Aqueça a calda, com a ponta de um palito aplique no buraquinho para fechar e cole a sépala do morango.
Cuidado com estes erros ao fazer o morango do amor
Segundo Denise, o ponto da calda é um dos erros mais comuns. Ela explica que os profissionais de confeitaria utilizam termômetro para verificar a graduação de 150 graus, que é o ponto de bala de vidro. Mas, para quem não tem o termômetro e quer fazer em casa de forma artesanal, como um entusiasta, ela tem uma forma de conferir a temperatura certa:
“Basta colocar água em um cop0, depois pegar uma porção da calda com a colher e verter no líquido. Quando a calda chegar no fundo do copo, você retira e joga no balcão ou em pratinha de vidro. Essa porção deve fazer o barulho de vidro, aí ela estará no ponto para o banho”, explica.
Outro erro comum, apontado por Denise, é não chegar no ponto ideal do brigadeiro, deixando ele muito mole. “O ponto ideal do brigadeiro é quando ao mexer da panela, você dividir a massa em duas partes e essa linha não se fechar”, indica.
Com os morangos também é preciso ter cuidado, viu? “Se a pessoa não secar os morangos ou utilizar morangos extremamente maduros, ele vai minar água, passando essa umidade para o brigadeiro que simultaneamente passará para a calda, fazendo com que ela mele mais rápido”, alerta.
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.