Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

‘Vale Tudo’ voltou para mostrar o poder da novela na memória coletiva

Novela ainda significa muito para o povo brasileiro, sim – mesmo com o sucesso dos streamings

Por Karina Souza 11 out 2025, 17h00
N

esta semana, o Brasil se reuniu em frente às telas para assistir, outra vez, a morte da vilã mais famosa e emblemática da teledramaturgia brasileira: Odete Roitman. Isso mostra, que mesmo com muitas mudanças na TV brasileira, a novela ainda faz parte da vida dos brasileiros, e sobre isso, vamos conversar no Blog da Galera de hoje.

Com a ascensão dos streamings e do poder de assistir o que quiser na hora que quiser, a TV aberta, com sua programação já montada, vem ficando obsoleta. É muito comum você escutar as pessoas falando que não veem mais televisão e que preferem ver séries nas plataformas. Esse hábito impacta essa mídia mais antiga que hoje luta para se manter viva e não perder seus telespectadores.

Para isso, o que passa na TV vem tentando se conectar com a internet, vinculando o que está nela com as mídias sociais. Um exemplo disso é a criação do Instagram da Maria de Fátima, personagem principal da trama, que é influencer, na plataforma e a publicação do que era produzido nas cenas da novela em conteúdos reais. Essa ação imergiu os espectadores ao universo da produção, além de ir de encontro aos usuários das redes sociais e fazerem eles se interessarem pela obra televisiva.

Mesmo com essas questões, a TV aberta, principalmente as novelas, ainda tem um público bem fiel que tenta acompanhar rigorosamente os capítulos. E isso veio à tona na mobilização ocorrida na última segunda-feira (6). Tenho certeza que você abriu o story de algum conhecido seu na segunda e viu ele postando memes sobre ver a novela naquele dia e você estranhou, porque não esperava que ele tivesse esse hábito.

Continua após a publicidade

A repercussão em torno do capítulo que mostra a morte de Odete e seu consequente mistério revela como, mesmo não sendo tão comum como antes, as novelas ainda estão presentes na rotina e socialização da população brasileira. Ao reunir a família ou os amigos na frente da TV para ver a vilã sendo morta, o brasileiro está fazendo aquilo que vem deixando de fazer: criar memória coletiva por meio das novelas.

Ação essa que está enraizada em nossa cultura e que muitos brasileiros têm pelo menos uma lembrança dessa, sendo fã ou não de novelas. O ponto de seriedade dessa questão é que a força dos streamings vem sendo uma ferramenta para a individualização das pessoas que não tem mais o costume de se reunir para ver um capítulo de telenovela, sendo restrito apenas para o nicho das pessoas que gostam dela.

Nesse caso, toda essa atenção para Vale Tudo está ajudando a trazer esse hábito de volta e a necessidade de evidenciar essa problemática.

Continua após a publicidade

🗞️ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade