Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Olivia Rodrigo é a prova de que meninas podem (e devem) fazer rock

Sabemos que para ser uma estrela do rock é necessário mais do que tocar guitarra e fazer grandes performances. E ela faz tudo.

Por Lavínia Azanã 17 Maio 2025, 13h00
C

om letras sinceras, que soam quase como um retrato falado do que se passa na cabeça de qualquer adolescente, junto de gritos rebeldes, solos de guitarra e uma estética única, Olivia Rodrigo arrastou multidões de jovens aos seus shows da GUTs tour e é uma referência de rockstar para a nova geração.

Desde o início da carreira, a cantora filipina-americana nunca negou sua ligação com o rock. E ela é notável em músicas como Brutal, Good 4 U e Jealousy; o que se intensificou cada vez mais em seu último projeto, o deluxe GUTS Spilled, com músicas como Obssessed.

Apesar de ser fortemente influenciada pelo ritmo, sabemos que para ser uma estrela do rock é necessário mais do que tocar guitarra e fazer grandes performances.

Continua após a publicidade

É preciso se posicionar conforme suas crenças, algo que a headline do primeiro final de semana do Lollapalooza Brasil 2025 faz muito bem.

Olivia tem a iniciativa chamada “Fund 4 Good”, que doa parte do lucro dos shows da cantora para ONGs que trabalham pela garantia dos direitos reprodutivos das meninas e mulheres em todo o mundo. Ela é uma grande grande representante da causa.

Mas não para por aí! As influências do rock também se fazem presente nos looks da artista, que costumam misturar botas de cano alto, meia arrastão, maquiagens lotadas de brilho e muita personalidade.

Continua após a publicidade

Desde a apresentação da cantora no Lollapalooza Chile neste ano, ela trouxe looks mais provocantes, o que os fãs acreditam ser o início de uma nova era na carreira e até um possível spoiler do próximo álbum.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Olivia Rodrigo (@oliviarodrigo)

 

Ainda é válido ressaltar a importância de ter mulheres ocupando esse local de referência em um gênero tão masculino, como o rock. Quando é lançada uma canção do gênero feita por uma mulher, é normal a enquadrarem no subgrupo “rock feminino”, deixando homens na ala apenas “rock”.

Continua após a publicidade

Esse preconceito até nos faz classificar certos álbuns, como o próprio GUTS, de Rodrigo, como de música pop, privando essas artistas de prêmios ligados ao gênero, por exemplo. Além delas escutarem sempre comentários como “mas o que essa daí faz nem é rock de verdade”.

Mesmo com todas as dificuldades, a artista que antes era vista como a promessa do pop, tem se provado uma estrela do rock e grande referência aos jovens que sonham em fazer sucesso no meio.

Publicidade