Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Somos impactados pela cultura pop muito mais que imaginamos

Afinal, o jeito como levamos nossa vida é um reflexo do que vemos

Por Dominique Molina 16 ago 2025, 17h00
V

ocê já parou para refletir como, desde pequenos, somos marcados pela cultura pop, seja com desenhos, músicas, clipes, modas ou jogos? Muitas vezes, não percebemos, mas tudo isso contribui para descobrirmos quem somos e do que gostamos. Jovens que não se veem representadas em coisas do cotidiano, mas, quando abrem o celular para ver uma série ou jogar um jogo, se enxerguem ali em comunidades ou em grupos que têm pessoas com interesses parecidos. 

A cultura pop também ajuda no desenvolvimento do pensamento crítico. Muitos desenhos nos mostram o “herói” e o “vilão”, nos ajudando a distinguir o certo e o errado, o bom e o ruim. Quer um exemplo? Quem nunca foi em um perfil de fofoca pra saber o que estava sendo criticado por todos e discordar ou concordar e dar sua opinião ou crítica sobre assunto? 

Mas não é só nisso que a cultura pop nos ajuda: ela influencia muito nas nossas emoções, já percebeu? Quem nunca escolheu  uma música triste para escutar porque não estava legal? Ou estava com raiva e foi ouvir algo mais calmo para relaxar? Muitas vezes, lidamos com nossas emoções vendo ou ouvindo algo que reflete o que estamos sentindo ou o que queremos sentir, e acaba se tornando algo natural.

Usamos a cultura pop para nos entreter e divertir, mas não só isso. Ela não é apenas uma música ou filme, é quase que um sentimento do qual nos expressamos por meio dele. Sentimos e vivemos através dele.

Continua após a publicidade

Usamos para fugir do nosso dia dia, para sentir algo que muitas vezes só vemos através de uma roupa, de uma revista, de um livro. Assim, tudo que vimos e consumimos acaba se tornando um reflexo da nossa própria vida.

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

 

Publicidade