Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Pressão do fim do ensino médio traz o medo do desconhecido que vem depois

É difícil ser otimista com o futuro quando não nos sentimos prontos: quem somos nós? O que realmente queremos fazer? Quais são nossos sonhos e desejos?

Por Giovanna Feliponi 24 Maio 2025, 15h00
V

amos falar um pouco mais sobre a pressão que sentimos no final do Ensino Médio? Ou melhor dizendo, sobre o que fazer depois que tudo acaba. Como uma adolescente de 17 anos que está no terceiro e último ano, eu posso dizer que essa é uma fase cheia de incertezas. Quem somos nós? O que realmente queremos fazer? Quais são nossos sonhos e desejos? Essas perguntas parecem não ter fim, né?

É super difícil lidar com tudo isso, com milhões de emoções que sentimos, como a insegurança e a sensação de não ter controle sobre nossas vidas. Às vezes, parece que estamos nos sentindo tão perdidos, quase como se fôssemos invisíveis. Acho que o que mais queremos nessa fase é ter um tempinho para parar e pensar. Mas a verdade é que não conseguimos!

Isso não vem só da pressão da escola ou das expectativas dos nossos pais, mas também da pressão que colocamos em nós mesmos. É muito pesado quando você chega em casa após um dia cansativo e fica pensando: “Cara, vai acabar… e depois, o que eu vou fazer?” Será que estou realmente preparada para a vida adulta? E se tudo isso que está acontecendo fosse só um sonho?

Continua após a publicidade

Sem falar na escolha da faculdade, que é outro estresse! Gente, como é possível decidir o que eu quero ser da vida aos 17 anos? Parece que a vida está apenas começando, e já temos que saber qual caminho seguir. É como se a gente estivesse na obrigação de escolher uma profissão, de traçar um futuro mesmo sem saber direito o que queremos.

Às vezes, eu sinto que ainda não estou pronta para deixar a infância para trás e enfrentar a vida de forma séria. É tão louco pensar que vou ter que escolher uma faculdade! Para mim, faculdade sempre foi algo que eu via nos filmes, algo distante. E agora eu estou aqui, pensando que preciso estudar para não ficar para trás.

E se eu decidir tirar um ano sabático? E, se nesse tempo, eu me sentir mais perdida e inútil do que já estou? Ufa, são tantas coisas que passam pela nossa cabeça! A gente se pergunta (mil vezes): Será que vale a pena tudo isso? Como tantas pessoas conseguiram passar por essa fase?

Continua após a publicidade

Nossos pais já enfrentaram isso, mas parece que, para eles, foi tudo tão fácil. Se eles conseguiram, por que colocam tanta pressão sobre nós? Esse sentimento é intenso. Às vezes, fica difícil diferenciar o que é cobrança externa e o que vem de dentro. Tem tanto a se falar sobre isso, mas no fundo, tudo se resume a perguntas simples: O que queremos fazer? Quem somos? E o mais importante: Quem seremos?

Bom, foi isso, galera! Espero que vocês fiquem ligadinhos e acompanhem as próximas matérias. Sinceramente, ser adolescente está sendo um desafio, mas eu sinto que posso falar sobre tudo com vocês!! Desabafa aqui, que a gente se entende! 💖✨

Publicidade