Os dailys são o fenômeno do momento, e nós gostamos disso
As redes sociais estão bem diferentes agora, mas a vontade de compartilhar nosso "mundinho" e de deixar nossa marca está intacta

s redes sociais, apesar de todas suas problemáticas, têm muito a oferecer, principalmente quando se trata de criatividade. Uma grande prova disso é o surgimento de novos nichos, que tem dado espaços para novas formas de criação de conteúdo. Hoje você pode ser muito influenciado, mas também tem o poder de influenciar. Com esse pensamento, chegou um fenômeno que tomou conta do Instagram e dominou os nossos feeds: os famosos dailys.
O termo daily significa “dia a dia” ou “diariamente”, e se refere a perfis cujo o objetivo é produzir conteúdos de rotina, dicas de beleza e moda. É como se fosse um diário, só que virtual. O fato é que os dailys viralizaram ao se tornarem uma alternativa para quem não se sente tão confortável com um perfil aberto ou que deseja uma conexão mais profunda com seus seguidores. Eu, por exemplo, tenho um e costumo postar coisas que normalmente eu não postaria na minha conta principal, não por ser algo errado, mas por vergonha de ser julgada ou das pessoas não compreenderem a mensagem que quero passar.
Os dailys podem ser públicos ou privados, mas o principal aqui é que nesse perfil você possa ser você mesmo(a), deixar sua marca, conquistar um público e até mesmo virar a referência de alguém. Por isso o Daily é um grande sucesso, porque ele permite que as pessoas postem o que gostam, mostrando que elas têm coragem de serem elas mesmas e compartilharem o que gostam com outras pessoas, não somente o que é “perfeito” pra agradar todo mundo. É como o seu próprio “mundinho”, onde você se sente a vontade para criar e compartilhar seus gostos, uma oportunidade de ser “uma estrela de sucesso”, só que muitas vezes no seu íntimo.
Um ponto muito importante é que o público dos dailys variam muito, mas se concentra bastante no público adolescente e jovem. Para mim, os dailys que produzem conteúdo para as redes sociais se assemelham demais aos blogs, principalmente na dinâmica e na troca de ideias. Os conteúdos de maquiagem, penteados e dicas me fazem lembrar que toda garota já quis ter um blog pelo menos uma vez na vida, compartilhar com suas leitoras suas experiências e ver que as pessoas realmente gostaram das suas dicas, acho que é o que acontece hoje – só que sem o trabalho de aprender HTML e CSS para estilizar sua página (ufa!).
Toda essa referência nos mostra quantas coisas permaneceram só que de forma diferente nos nossos dias. Assim como os dailys, muitas comunidades do Instagram bebem da fonte de outras redes sociais, como o Tumblr e o Orkut. Mia Zimosky, influenciadora de 23 anos, que conta com mais de 300 mil seguidores no Instagram e faz um grande sucesso entre as garotas, é um ótimo exemplo de que ainda dá para produzir conteúdos muito legais e criar uma comunidade especial.
Bati um papo com ela sobre produção de conteúdo e redes sociais. Confira a seguir a entrevista completa.
Blog da Galera: Mia, o que inspirou você a começar a postar?
Mia: Sempre fui apaixonada pelo universo da beleza, do autocuidado e da autoestima. Desde novinha, eu era aquela criança que costurava roupinha para Barbie, pegava as maquiagens das minhas irmãs escondido (elas nem sonhavam!) e passava horas assistindo minhas blogueiras favoritas no YouTube.
Comecei a postar como uma forma de me expressar e, sem perceber, fui criando uma comunidade que se identificava com meu jeitinho. Ver outras meninas se sentindo inspiradas com o que eu compartilhava me motivou ainda mais a continuar. Hoje eu sinto que minhas besties são um reflexo do que eu transmito, e isso me deixa muito grata.
Blog da Galera: Como é lidar com a criação de conteúdo para o público jovem feminino?
Mia: É uma responsabilidade linda e muito especial. Eu sei o quanto essa fase é cheia de dúvidas, inseguranças e descobertas. Por isso, sempre tento trazer leveza, humor e mensagens que empoderem, que façam minhas besties sonharem alto e acreditarem nelas mesmas. Quero que cada conteúdo seja como um abraço, lembrando que se amar e se cuidar também é um compromisso com a gente mesma, todos os dias.
Blog da Galera: Como é a experiência de fazer parte de uma comunidade que tem ganhado cada vez mais criadores?
Mia: É um sonho mesmo! Me sinto parte de algo muito maior, como se todas nós estivéssemos vivendo um grande “diário girly girl coletivo”, sabe? Cada criadora tem seu brilho único, sua história e sua vibe, mas no fundo todas estamos ali por um mesmo propósito: se expressar, inspirar e crescer juntas. É muito lindo de ver (e viver).
Blog da Galera: Você se considera it girl para seu público?
Mia: Talvez sim, mas à minha maneira hahah Não aquela it girl distante e perfeita, mas uma versão real, com dias bons e ruins, que ama skincare, mas também exagera no blush, derrama café e esquece de terminar a transição de cabelo. Hoje em dia, pra mim ser uma it girl vai muito além da aparência, tem mais a ver com atitude, energia e autenticidade.
Blog da Galera: Você acredita que os conceitos que antes levavam pessoas a serem famosas nas redes sociais mudaram?
Mia: Com certeza! Antigamente tudo era mais montado, distante, super editado. Hoje, o que conecta de verdade é a autenticidade. As pessoas querem ver verdade, se identificar com histórias reais, com erros, acertos e a beleza do cotidiano. O “aesthetic” ainda brilha, mas é quando a gente mostra quem realmente é que o coração do público se conecta de verdade. 🙂
E aí, já atualizou seu daily hoje?
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