O medo te faz acreditar que não existe ajuda, mas você não está sozinho
Setembro amarelo já está acabando e não podemos parar de falar sobre saúde mental e a importância de buscar ajuda
o longo da vida, nos deparamos com momentos difíceis em que não sabemos como agir. Nós, jovens, por exemplo, precisamos lidar com muitas descobertas, questões hormonais, emocionais, pressão do vestibular e todas turbulências presentes nessa fase. Tudo isso mexe com a nossa saúde mental. Por isso, eu, Gabriel, vim aqui no Blog da Galera falar sobre esse assunto tão importante e incentivar a galera a pedir ajuda.
Sabemos que a pandemia da covid-19 abalou a saúde mental de todo mundo. O relatório da UNICEF e a Rede de Conhecimento Social apontou que 9 a cada 10 estudantes do ensino médio relatam ter sentido alguma condição de saúde por conta da pandemia, sendo que as principais são ansiedade, uso exagerado de redes sociais e exaustão. Nesse momento pós pandêmico, os jovens estão com medo do passado, presente e do futuro.
O medo, essa simples palavra, é importante, muitas vezes, para nos manter longe do perigo, por exemplo. Mas, ao mesmo tempo, é um sentimento que aflige a mente de muitos e desperta vários gatilhos, inclusive na hora de pedir ajuda. As pessoas não sabem pedir ajuda, elas se sentem retraídas, principalmente em momentos de crise de ansiedade. Sim, sabemos o quão difícil externar nossos sentimentos, mas, acredite, isso é necessário.
Setembro amarelo já está acabando e não podemos parar de falar sobre esse tema e da importância de buscar auxílio. O medo, a tristeza e a ansiedade vão querer te fazer acreditar que você está sozinho, mas não precisa ser assim. Busque ficar ao lado de quem lhe dá apoio em todas situações – boas ou ruins.
Se você está se sentindo mal e precisa de ajuda, procure alguém de sua confiança e peça apoio, não guarde tudo isso sozinho! Se não quiser falar com amigos e família, mas precisa conversar, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br, ou se perceber que um amigo está com pensamentos suicidas, você pode acolhê-lo e também indicar o CVV.