Continua após publicidade
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Mericia Cassiano é daquelas jovens artistas que o Brasil precisa

Conheça a atriz e cantora brasileira que já fez Elza Soares no teatro e está em outros projetos incríveis na música e televisão

Por Eduardo Rodrigues Atualizado em 17 out 2024, 14h54 - Publicado em 17 out 2024, 13h00
N

ão tenho dúvidas: Mericia Cassiano é uma artista pronta para conquistar o Brasil e mundo a fora. Conhecida por suas músicas notáveis, ela já teve diversos momentos importantes no meio artístico, como quando foi anunciada em agosto de 2022 como Elzinha no espetáculo “A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças”. Ou ainda pela sua  participação na novela da Rede Globo “Terra e Paixão”, como a personagem Ina.

Eu, Eduardo Rodrigues da Galera Capricho 2024, bati um papo com a esplêndida Mericia e conto mais para vocês nesta matéria.

Quando olhamos para uma artista como Mericia sempre imaginamos quando ela descobriu tamanho talento e decidiu ser artista. Para ela, alguém que nasceu e cresceu no subúrbio, a igreja foi onde existiu incentivo e liberdade para ela começar a explorar e expressar seus sentimentos, “Eu fui uma criança que gostava de escrever. Uma vez ganhei uma agenda de uma professora da quarta série, que disse que amava minhas poesias e redações“, relembra.

A cada passeio de escola para um museu, para uma peça, eu sentia meu coração batendo mais forte por aquele universo.

Mericia Cassiano

Quando chegou no ensino médio, a atriz se sentiu perdida. “Eu não acreditava que viver de arte ia dar certo. Existiam muitos “e se’s” na minha cabeça, quando eu olhava para mim e da onde eu vim“. Ela foi, então, para a área da comunicação, mais especificamente para Estudos de Mídia.

Continua após a publicidade

Ao contar sua história, Mericia lembra de uma fala da atriz Fernanda Montenegro, que é uma grande verdade para ela: “se você ama muito uma coisa, então para de fazer ela, e se durante esse tempo você sentir que não consegue, é porque é sua sina”.

“Chegou no terceiro semestre, eu vi chamada de um musical em São Paulo, mandei material e passei”, conta, referindo-se ao espetáculo “Rua Azusa”, em que deu vida à Miss California. “A partir desse momento, eu só abracei a Mericia artista que sempre esteve por ali e estou deixando ela me mostrar todas as suas caras até hoje”, completa.

View this post on Instagram

A post shared by MERICIA (@mericiacassiano)

Como citado anteriormente, a artista participou de “A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” e ela fala sobre como chegou aos palcos como Elzinha:

“Me mandaram audição de Elza, e eu lembro que era um projeto que eu gostaria de fazer. Mas eu estava concentrando todas as minhas energias para passar pra algum projeto audiovisual naquela fase. Era minha próxima meta, sabe?”, conta.

Continua após a publicidade

E continua: “Eu tinha acabado de fazer Nettie na ‘Cor Purpura, O Musical’ e fiz um pé de meia para conseguir passar uns meses fazendo audição, mas só levava não, não e não. Com quase sempre a mesma resposta que era: “você ainda não tem experiência”.

Só que, como disse Viola Davis, para ela ter experiência só precisava de uma oportunidade. No fim, ela não mandei material para a audição para ser Elzinha.

Essa vida artística é um rio que leva para o mar.

Mericia Cassiano

Mas, então, como que nossa estrela em ascensão, mesmo não tendo enviado material, chegaria aos palcos como Elzinha? Tony Lucchesi, o diretor de “A Menina do Meio do Mundo”, que já havia dirigido Mericia em “Cor Púrpura”, recebeu uma ligação pedindo que ele perguntasse à atriz  se não gostaria de fazer parte do musical, após reajustes que foram feitos.

 “Acho que não dava para ignorar então essa segunda chamada”, observa Mericia.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by WTERRA PRODUÇÕES (@wterraproducoes)

E como toda história tem seu plot twist, após assistiram todo o talento de Mericia nos palcos, ela foi chamada para um teste para a novela da Rede Globo “Terra e Paixão”.

“Passou um bom tempo, eu já estava achando que não ia mais rolar, até o Fabio Zambroni, diretor de elenco, me ligaa perguntando se eu tinha interesse de fazer parte como Ina, no bar da Dona Cândida. Eu muito contida disse ‘sim’, e quando desligou a ligação, sai pulando pela casa”, lembra.

Mericia fala que uma das suas maiores felicidades de 2023 foi conseguir conciliar o teatro e a novela e que, para ela, isso foi um presente.

View this post on Instagram

A post shared by MERICIA (@mericiacassiano)

Continua após a publicidade

Para o futuro, Mericia está em busca de ter sua própria assinatura. Ela explica: “Sabe quando você ouve um artista ou vê um trejeito e fala cara isso aqui é fulano? Isso é uma assinatura”. Aí depois de ter a sua, o próximo passo criar sua comunidade. “Um cara que é minha referência nisso é o Seu Jorge. Ele tem tantas facetas na arte e em todas elas conseguem ser tão memoráveis”, exemplifica.

Como cantora, ela conta que está trabalhando forte para lançar um EP ainda esse ano. Ele ajudará ainda a preparar seu caminho para seu álbum de estreia, que está em construção a mais de um ano.

Mericia conta que está sendo um processo bonito, doloroso, de observação e de autoconhecimento. Sempre que ela escreve uma música, o som vem automaticamente associado a uma imagem. “Esteticamente, eu sempre fui muito amante do cinema. Quase todo fim de semana era certo ir na locadora com meus pais para alugar um filme”, diz.

Outro presente que recebeu na sua trajetória foi encontrar uma conexão rara musicalmente. “O Cityfall é meu par, meu produtor, incentivador e luz nessa caminhada olhando pras Mericias que existem dentro de mim e me ajudando a traduzir em música”, fala com gratidão.

Minhas músicas são uma mistura das minhas experiências e de também de ser só um espelho na sociedade.

Mericia Cassiano
Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by MERICIA (@mericiacassiano)

Perguntei à Mericia sobre uma ideia que está surgindo: a Papa Goiaba. Ela explica que “Papa Goiaba é o nome dado para quem nasce em São Gonçalo”. A princípio, ela juntou três amigos para pensar nos lançamentos da suas músicas e do seu álbum de estreia. “Eles se tornaram minha rede de apoio como pessoa e como artista”, conta. Mas, no fim, o projeto foi desmembrando em várias outras coisas, como ajudar  outros artistas.

A cada musica, Mericia foi percebendo que dali nascia uma ótima oportunidade de empreender nesse mercado de criatividade artística. “Chamei uma amiga, a Amanda Vicente, que é atriz e cantora, pra ser nosso primeiro case, fora minha própria carreira, e a gente está aprendendo e construindo um caminho super bonito”, celebra.

View this post on Instagram

A post shared by Brenda Rangel (@bresira)

Como atriz, Mericia, fará uma participação em uma série da Netflix que vai chegar em breve. Ela está super ansiosa com tudo que vem pela frente, e eu também estou empolgado para acompanhar os próximos episódios dessa linda trajetória.

Publicidade