Continua após publicidade
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.
https://capricho.abril.com.br/noticias-sobre/galera-capricho Galera CAPRICHO
Gif animado com um lettering da Galera Capricho 2024, nas cores verde, azul e preto. O fundo muda de cor Espaço de troca de conhecimento da Galera CAPRiCHO. Um grupo de jovens engajados de 13 a 18 anos que chamamos de leitores-colaboradores e que participam ativamente da vida da redação.

Criadores de conteúdo que valorizam a moda brasileira para você seguir

Vale a pena dar espaço para quem faz só pelo aesthetic sem se importar com a realidade e o contexto do próprio país?

Por Daniele Peixoto 4 abr 2024, 15h00
A

tualmente, é comum ver na internet pessoas que se dizem “criadoras de conteúdo fashion” ditando o que vestir, comentando o que começou a ser “brega”, elitizando ainda mais a moda e tornando-a cada vez mais descartável e passageira, ao invés de alertar sobre o que realmente ela é. Moda é expressão.

Agora te pergunto: é na mão dessas pessoas que queremos qualquer viés de inspiração?

Não tem nada de errado usar outras referências para compor outfits bonitos e querer uma vibe mais Pinterest, porém, quando falamos de moda de modo consciente não dá para não falar de consciência de classe junto. Se o público é brasileiro, a realidade não diverge do contexto brasileiro. Sendo assim, levar em consideração fatores climáticos e socioculturais é se aproximar do seu público, trazer a realidade e a inclusão é de extrema importância para o nosso cenário hoje em dia.

Essa discussão abre espaço para analisarmos de forma crítica quem e o que estamos consumindo como entretenimento e fonte de conhecimento na internet. Com isso, separei uma lista com algumas criadoras de conteúdo brasileiras que eu acompanho que vestem, entregam e valorizam a moda do nosso país.

Continua após a publicidade

Ana Shimuski

Formada em moda, Ana Shimuski destaca nas suas redes sociais a importância da moda do Brasil e de creditar a própria cultura. No seu perfil, ela também fala sobre antropologia da moda brasileira e entrega muito looks que são cabíveis no nosso cotidiano, vale a pena acompanhar.

View this post on Instagram

A post shared by Ana Carolina Shumiski (@anacshumiski)

Tasha e Tracie

Representar um país diversificado culturalmente como o nosso pode ser um desafio, mas não para as nossas gêmeas. Particularmente, acredito que a cultura periférica representa boa parte da nossa nação, tanto na música, nos costumes, e principalmente na moda. Tasha e Tracie conseguem trazer essa representatividade e sustentam qualquer peça que usam.

View this post on Instagram

A post shared by EXPENSIVE SH1T ITFAVELA ☯️ (@tashaetracieog)

Carina Soares

Carina Soares é uma carioca em São Paulo, que consegue adaptar muito bem as tendências para o nosso cotidiano de uma forma acessível e sustentável, mostrando garimpos de brechós e suas infinitas possibilidades de estilização.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by carina soares (@eucarinasoares)

Sarah Brunelli (moda crônica)

Sarah Brunelli, dona do perfil Moda crônica, não só valoriza a moda brasileira e seu contexto, como também trata a moda como movimento político (o que é verdade, mas pouco se vê). Seu perfil tem mais foco na escrita com ótimos textos, mas ela também entrega muito na montagem de looks.

View this post on Instagram

A post shared by SARA BRUNELLI (@modacronica)

Nenhum desses perfis tem foco total nesse assunto, mas é muito interessante o modo como elas conseguem ser referência justamente por se aproximar do seu público. E eu digo, novamente: vale a pena acompanhar!

Publicidade