Criadores de conteúdo que valorizam a moda brasileira para você seguir
Vale a pena dar espaço para quem faz só pelo aesthetic sem se importar com a realidade e o contexto do próprio país?
tualmente, é comum ver na internet pessoas que se dizem “criadoras de conteúdo fashion” ditando o que vestir, comentando o que começou a ser “brega”, elitizando ainda mais a moda e tornando-a cada vez mais descartável e passageira, ao invés de alertar sobre o que realmente ela é. Moda é expressão.
Agora te pergunto: é na mão dessas pessoas que queremos qualquer viés de inspiração?
Não tem nada de errado usar outras referências para compor outfits bonitos e querer uma vibe mais Pinterest, porém, quando falamos de moda de modo consciente não dá para não falar de consciência de classe junto. Se o público é brasileiro, a realidade não diverge do contexto brasileiro. Sendo assim, levar em consideração fatores climáticos e socioculturais é se aproximar do seu público, trazer a realidade e a inclusão é de extrema importância para o nosso cenário hoje em dia.
Essa discussão abre espaço para analisarmos de forma crítica quem e o que estamos consumindo como entretenimento e fonte de conhecimento na internet. Com isso, separei uma lista com algumas criadoras de conteúdo brasileiras que eu acompanho que vestem, entregam e valorizam a moda do nosso país.
Ana Shimuski
Formada em moda, Ana Shimuski destaca nas suas redes sociais a importância da moda do Brasil e de creditar a própria cultura. No seu perfil, ela também fala sobre antropologia da moda brasileira e entrega muito looks que são cabíveis no nosso cotidiano, vale a pena acompanhar.
Tasha e Tracie
Representar um país diversificado culturalmente como o nosso pode ser um desafio, mas não para as nossas gêmeas. Particularmente, acredito que a cultura periférica representa boa parte da nossa nação, tanto na música, nos costumes, e principalmente na moda. Tasha e Tracie conseguem trazer essa representatividade e sustentam qualquer peça que usam.
Carina Soares
Carina Soares é uma carioca em São Paulo, que consegue adaptar muito bem as tendências para o nosso cotidiano de uma forma acessível e sustentável, mostrando garimpos de brechós e suas infinitas possibilidades de estilização.
Sarah Brunelli (moda crônica)
Sarah Brunelli, dona do perfil Moda crônica, não só valoriza a moda brasileira e seu contexto, como também trata a moda como movimento político (o que é verdade, mas pouco se vê). Seu perfil tem mais foco na escrita com ótimos textos, mas ela também entrega muito na montagem de looks.
Nenhum desses perfis tem foco total nesse assunto, mas é muito interessante o modo como elas conseguem ser referência justamente por se aproximar do seu público. E eu digo, novamente: vale a pena acompanhar!