Vergonha da mãe

vergonha

Quando eu era adolescente, morria de vergonha da minha mãe. Vergonha do meu corpo mesmo. Não gostava de ficar sem roupa na frente dela. Achava que eu, no lugar dela, ficaria triste por perceber que a minha filhinha querida estava crescendo. E, nessa viagem de tentar proteger a minha mãe, me escondia dela. Não gostava de falar de depilação, nem de sutiã, muito menos de menstruação. Tinha pavor só de pensar que um dia teria que contar à minha mãe que eu tinha ficado menstruada.

E olha que a minha mãe tentava ser aberta, não afastava nenhum assunto, não era brava nem conservadora, queria, a qualquer custo, se aproximar de mim. Mas eu me blindava.

Minhas amigas não me entendiam. Achavam uma bobagem. Uma viagem. Mas agora sei que muitas meninas passam pelos mesmos dilemas, medos, constrangimentos que eu passava. Quando a Mari fala que tem vergonha de falar para a mãe que quer depilar a virilha, quando a Ju diz que não tem coragem de contar à mãe que ficou menstruada, ou quando a Isa conta que não sabe como falar para a mãe que quer ir ao ginecologista. Não sei se os motivos são os mesmos que os meus. Mas fico aliviada de saber que eu não era um ET.

Ju, Mari, Isa, eu entendo vocês. Não é fácil dividir com a mãe essa fase de tantas transformações. Mas quer saber? Se pudesse voltar no tempo, eu teria me esforçado um pouco mais. Hoje sinto remorso por não ter deixado a minha mãe participar dessa fase tão confusa da minha vida. Tenho certeza de que o sofrimento era muito mais meu do que dela e de que a sua ajuda teria sido valiosa.

Se sua mãe tentar se aproximar, respire fundo e experimente a sensação de dividir um pouco disso tudo com ela. Acho mesmo que deve valer à pena.

Vocês já passaram por isso? Como vocês fazer para conversar sobre corpo com a sua mãe? Escrevam!

Beijo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s