Uso de super cola na orelha e na pele é perigoso e pode causar lesões
Depois de Kylie Jenner colar os pés em sapato no Met Gala, especialista alerta sobre as consequências do uso de super cola na pele

ylie Jenner chamou atenção nas redes sociais ao compartilhar perrengue após o Met Gala 2025. A influenciadora e empresária postou um vídeo em seu perfil no Instagram sofrendo ao remover super cola dos pés, que estavam presos no sapato. Ela utilizou o truque para manter o visual impecável a noite inteira e não tropeçar no tapete vermelho, mas o resultado pode ser muito perigoso.
Enquanto parte dos usuários das redes sociais se mostraram espantados, outras pessoas já estavam acostumadas com o uso do produto na pele. Isso porque a super cola é usada por muita gente para disfarçar ‘orelhas de abano’.
Essa prática não é aconselhada, uma vez que pode causar lesões na pele – afinal, o produto não foi feito para isso. Para entender melhor os perigos da super cola na pele, conversamos com a Dra. Joyce Rodrigues, cientista cosmetóloga especializada no desenvolvimento de cosméticos.
“Usar essas colas em qualquer parte do corpo pode machucar a pele da região e causar queimaduras devido aos componentes das colas”, explica a especialista.
@iamfiresnippet KYLIE JENNER COULDNT GET HER SHOE OFF AFTER THE MET GALA 😭 #kyliejenner
Dra. Joyce Rodrigues ainda alerta que o uso contínuo traz ainda mais complicações. “Se forem usadas de forma recorrente, poderão causar mais problemas do que soluções, como machucados nas orelhas ou nos pés, causando infecções, que podem gerar danos sérios para a saúde de todo o corpo.”
As reações iniciais do contato da cola com a pele podem variar de uma simples sensibilidade ou vermelhidão a prurido, coceiras, escoriações e resultar em lesões na pele.
Em relação ao caso de Kylie Jenner, que colou os pés em seus sapatos de salto, a situação é ainda mais grave. “No momento de retirá-lo, a pele poderia ser removida junto, deixando uma lesão muito dolorida e de difícil tratamento. Caso acontecesse, seria necessário proteger muito bem essa região para evitar uma infecção até que a pele se regenere”, diz a cientista cosmetóloga.
@olhaessatranca Essas clientes inventam cada uma 😂 Confesso que eu amo a maluquice de vocês, e o pedido de vocês é uma ordem. Quer colar a orelha? Pois vamos colar.
Já em relação às orelhas, a Dra. Joyce indica o uso de outros métodos para atingir o resultado desejado. “O uso de super cola para mantê-las fixas na cabeça também não é recomendado, é perigoso”, orienta. “Existem alternativas mais seguras e eficazes para lidar com essas situações, como o uso de fitas adesivas médicas e fitas especiais para orelhas de abano. O ideal é buscar ajuda médica e não sair fazendo o que está na internet”.
A gente sabe que alguns detalhes da nossa aparência mexem com a autoestima, mas não vale colocar a saúde em risco, viu?