Usar gel de sobrancelhas todos os dias é seguro ou pode danificar os fios?

Entenda se o uso diário do produto comum na rotina de beleza é saudável

Por Nathalia dos Santos 29 nov 2025, 14h00
M

anter as sobrancelhas alinhadas faz parte da rotina de beleza de diversas pessoas, e o gel de sobrancelhas é bastante popular na hora de colocar tudo no lugar por horas. Porém, com o uso diário, fica a dúvida: é saudável usar esse produto todos os dias? Vem cá que a CAPRICHO te explica!

Segundo a Dra. Malu Barros, médica dermatologista membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-graduada em Cirurgia Dermatológica, usar gel de sobrancelhas todos os dias é, sim, seguro. “A maior parte dos géis usa polímeros fixadores como PVP e acrilatos, que são seguros para uso diário quando removidos adequadamente. O que pode aumentar irritação são fórmulas com resinas muito oclusivas e fragrâncias“, explica.

O produto em si não danifica o fio, porém, o que favorece a quebra é a rigidez que o gel cria, porque o pelo fica menos flexível e pode fraturar se houver atrito ou uma escovação repetitiva. A especialista afirma que fórmulas com alto teor de álcool desnaturado também podem ressecar mais.

Caso a sua pele seja predisposta a ter foliculite, tome cuidado! “Géis com silicones filmógenos, ceras sintéticas ou óleos minerais aumentam a oclusão local e podem favorecer inflamação perifolicular”, local na estrutura da pele onde nasce o pelo.

Continua após a publicidade

Há diferenças nos tipos de gel de sobrancelhas?

Existem dois principais tipos de gel de sobrancelhas, como o de fixação forte, que possui um filme rígido, porém maior potencial de ressecamento e quebra; e o de fixação leve, com polímeros mais flexíveis e melhor tolerância.

Agora, se você está pensando em aderir à técnica do brow lamination, é preciso saber que o procedimento usa agentes químicos redutores potentes, como o tioglicolato, capazes de romper e reorganizar ligações estruturais da queratina. “Isso promove uma alteração real na arquitetura interna do fio, diferente do efeito superficial dos géis cosméticos. Por esse motivo, a sobrancelha fica mais suscetível a ressecamento, fragilidade e quebra, especialmente quando o tempo de ação, a concentração ou a frequência do procedimento são inadequados”, declara a Dra. Malu Barros.

Por fim, do ponto de vista dermatológico, o uso diário é aceitável, desde que haja remoção completa e ausência de irritação. Uma dica para as peles sensíveis é usar fórmulas menos oclusivas e com menor teor de álcool.

Continua após a publicidade

Como higienizar de forma correta

Há quatro passos que você pode seguir: remoção com limpador facial suave, usar fórmulas sem concentração alta de álcool e sem fragrâncias, séruns com pantenol, niacinamida e peptídeos, e escovação suave, evitando o atrito.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade