Tudo que você precisa saber antes de pintar seu cabelo

Não importa se é de loiro, de preto, de azul... Os fios vão pedir cuidados especiais

Por Juliana Costa Atualizado em 4 nov 2024, 18h06 - Publicado em 3 Maio 2014, 11h20
Foto: Thiago Justo

1. Em casa X no salão

Bom, você vai mexer no cabelo. Então, o ideal é consultar um profissional para evitar arrependimentos futuros. Afinal, nem sempre o que fica bonito em uma determinada pessoa combina com a gente. Curtiu a coloração de uma famosa, por exemplo? Leve uma foto dela ao cabeleireiro de sua confiança. Ele vai saber adaptar a ideia ao seu cabelo e ao seu tom de pele. Ok, sabemos que muitas vezes isso sai caro. Que tal fazer a “transformação” no salão e deixar só para retocar em casa? Aproveite para pegar algumas dicas enquanto estiver com o especialista. 😉

2. Escurecer X clarear

Deixar os fios mais escuros é sempre mais fácil. Para clareá-los, muitas vezes é preciso passar por um processo de descoloração, que agride o cabelo e pede cuidados especiais. Sem contar que, em alguns casos, para chegar ao tom desejado são necessárias algumas sessões de tintura.

3. Leve os retoques em consideração

Manutenção exige tempo e dinheiro (mechas um pouco menos). Coloque isso na sua lista de prós e contras. Se a cor é muito diferente do tom original do seu cabelo, provavelmente você precisará de retoques a cada 15 ou 30 dias.

Foto: Rodrigo Bueno
Continua após a publicidade

4. Lembre-se de suas roupas

Você deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, certo? Explicando: tons escuros e muito pigmentados, como azul e vermelho, tendem a desbotar nos primeiros dias pós-coloração. Roupas, toalhas e fronhas podem manchar. Tem que ficar de olho!

5. Investimento em produto

Não tem jeito, o cabelo tingido fica fragilizado! Isso significa que você vai precisar manter alguns cuidados específicos: hidratações semanais + xampus e condicionadores próprios para fios coloridos + leave-in com protetor solar são essenciais (sim, o sol pode detonar a cor).

6. Está disposta a abrir mão do secador e da chapinha?

Não é necessário eliminar estas ferramentas da sua vida, mas você vai ter que usá-las com muuuita moderação – e sempre com protetor térmico.

Continua após a publicidade

7. E o alisamento?

O ideal é não misturar químicas. Ou você pinta, ou alisa. Para quem não dispensa nenhuma das duas coisas, nossa dica é tingir primeiro. Por que? Depois de passar por processos de alisamento, o fio demora mais para absorver a cor. Quanto mais tempo você deixa a tintura, maior será a agressão ao cabelo.

8. Pre-pa-ra!

A cor escolhida pode ficar comprometida quando os fios estão muito ressecados e porosos – já pensou se mancha? Aposte em hidratações semanais antes de pintá-los também.

Quem aí está a fim fazer a Demi?

Publicidade